sábado, 29 de maio de 2021

Army of the Dead: Invasão em Las Vegas (2021)

Posted by Cândido Augusto on 09:01




Quem diria que um filme do Zack Snyder daria uma pequena reativada neste humilde blog, também não sei se hoje em dia alguém vai ler uma matéria com tantas fontes e tantos "especialistas" em video. Mas fiz este pequeno retorno justamente pelas coisas que não vi nesse mundo dos ditos "especialistas" de cinema e como o Zack Snyder fiz por diversão.

A última vez que falei do tio Zack foi lá em Batman vs Superman: A Origem da Justiça (Batman vs Superman: Dawn of Justice, 2016), e lá falo exatamente o que tio Zack erra tanto ou oculta tanto. Tirando seu filme Madrugada dos Mortos (Dawn of the Dead, 2004) o diretor sempre insistiu em fotografia escura que só servia para esconder defeitos visuais. 

Mas agora em Army of the Dead: Invasão em Las Vegas (2021). Ele corrige isso e faz o filme mais diurno possível tendo a coragem de colocar um tigre zumbi em close em plena luz do dia. Isso não é um grande feito se formos comparar com As Aventuras de Pi (Life of Pi, 2012) mas no caso de Snyder é uma grande mudança.

A escolha do elenco foi acertadíssima só a escolha da atriz Tig Notaro (Marianne Peters) que parece a Sarah Connor totalmente ensandecida foi umas das melhores coisas do filme. É dela as melhores frases e até mesmo pensamentos.



 Indiretamente Zack Snyder alavanca pelo menos a idéia de alguns atores para outros papéis como do ator Omari Hardwick que poderia ser um novo Blade, já que estão segurando tanto para fazer um novo Blade com Wesley Snipes. Praticamente a única mala na escolha de elenco seja mesmo Ella Purnell que faz a filha do personagem Dave Bautista.

Nem é necessário falar de com foi acertado a escolha de Dave Bautista. Mas um detalhe que chama a atenção não sei se a idéia é do Zack Snyder ou do próprio ator sobre o uso de óculos, algo que humaniza e trás a vulnerabilidade do personagem de uma forma simples e direta, Bautista já teve esse recurso usado também em Blade Runner 2049 (2017). É um detalhe simples mas que transforma o personagem em alguém como nós.

O que esse filme mais leva pancada das críticas e sobre o aprofundamento dos personagens e nesse ponto a grande discussão se Snyder deixou de ser diretor de videoclipe ou não. É até chato de dizer porque vendo as entrevistas de Zack Snyder ele parece ser aquele cara legal que todo mundo gosta de trabalhar, mas isso não transforma ele num visionário como tentam passar. Mas acho exagero querer que Army of the Dead: Invasão em Las Vegas, um filme sobre zumbis tenha um aprofundamento de personagens como Michael Mann fez no filme Fogo contra Fogo (Heat, 1995). Talvez o que cause mais espanto é Zack criar cenas tão visualmente bem trabalhadas e deixar passar erros de amador.

A proposta do diretor foi que seria um filme divertido sem frescura e sem o peso e amarras de estúdio isso ele cumpriu, a olhos visto você vê que o elenco se divertiu. O filme é leve maluco e insano como um filme de zumbi deve ser. Todos elementos que divertem estão lá: Las Vegas, Área 51, filme de assalto, trilha sonora, aliens e robôs !!!. Para mim já conseguiu ser melhor que Guerra Mundial Z (World War Z, 2013) que nem dá para chamar de filme mas um trailer gigante para vender o plug in de zumbis correndo em massa um "Zumbizator".

Uma coisa que Zack Snyder faz bem é conseguir movimentar toda indústria do entretenimento fora do circuito da Marvel. Onde quer que você esteja existe uma discussão sobre Zack Snyder. Ele também conseguiu uma revanche contra os estúdios com Liga da Justiça - Snyder Cut (2021) e aqui fica uma pergunta quem foram os imbecis na Warner que decidiram contratar Joss Whedon?, logo um concorrente da DC para dirigir um filme como Liga da Justiça a salvação da Warner virou seu martírio diário, sem falar que Whedon realmente é um imbecil na vida real.

Talvez se Zack Snyder não tivesse tido a sorte de pegar tantas adaptações para os quadrinhos estaria fazendo o mesmo que faz seu contemporâneo Paul W. S. Anderson que parecessem vir da mesma escola. São dois diretores que você assiste reclamando mais assiste.

Até a presente data os últimos dois filmes de zumbi realmente bons foram Invasão Zumbi (Train to Busan, 2016) que teve uma continuação que mostrou que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar e o insano Dead Snow 2: Red vs. Dead (2014). 

Zack Snyder entregou tudo que prometeu mesmo com erros bobos é diversão garantida clichês a vontade e referência a vários outros filmes se fosse dar uma nota seria 8,0 que já é bem mais do que os 6,0 de Batman vs Superman: A Origem da Justiça (Batman vs Superman: Dawn of Justice, 2016)

E ao que parece o filme de Zack Snyder ajudou a dar um gás a mais para um novo filme da franquia “Uma Noite Alucinante” o quarto episódio intitulado “Evil Dead Rise”, Sam Raimi o criador da franquia, retorna apenas como produtor executivo, ao lado de Bruce Campbell, ator que deu vida a Ash nos longas originais. Então veja Army of the Dead: Invasão em Las Vegas (2021) e apenas se divirta !!!



3 comentários:

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site