domingo, 27 de março de 2016

Batman vs Superman: A Origem da Justiça (Batman vs Superman: Dawn of Justice, 2016), filme ou videoclipe?

Posted by Cândido Augusto on 20:00


Quando li O Cavaleiro das Trevas pela primeira vez, aquilo era um chute no estômago, aquilo era o Batman mais fodao de todos os tempos, Frank Miller tinha virado Deus, primeiro a revista saiu em 4 edições depois encadernada, tudo se esgotando rapidamente e depois uma segunda edição encadernada com uma nova capa. Na época tudo era disputado a peso de ouro. Já naqueles tempos todo mundo imaginava aquela revista no cinema e o nome de quem deveria ser Batman na mente de muitos era o de Clint Eastwood. 


30 anos depois chega aos cinemas Batman vs Superman, Frank Miller não é mais Deus, da inocente ideia que tinhamos de Clint Eastwood no papel, nos sobrou Ben Affleck. E o chute no estômago ficou a sensação de chute no saco. 

Quando fiz o post Quantos filmes existem em O Homem de Aço (Man of Steel, 2013) ? houve bastante críticas, e infelizmente tudo que esta lá, não mudou nesse novo filme. Eu não vejo mais a intenção de se fazer um filme com um cuidado extremamente técnico e artístico mesmo sendo um filme de super heróis, não existe a intenção de se criar um filme que possamos chamar de clássico.

No meio disso tudo apenas decisões executivas, de acionistas e responsáveis pelo marketing, muitos devem gritar nas reuniões: "Se a Marvel pode porque não podemos, não interessa como... é para ontem !!!".. e no comando disso tudo um diretor fanfarrão que parece ter faltado a varias aulas da escola de cinema, se é que ele passou por elas. Diretores não são mais os mesmos de outras épocas, imaginem se Três Homens em Conflito (Il buono, il brutto, il cattivo, 1966) fosse feito hoje, os acionistas iriam reclamar com Sergio Leone para mudar tudo porque não dava para estampar três bandidos no mclanche feliz ou ter brinquedos daqueles personagens. 

O que temos hoje são o os três heróis em conflito Batman, Superman e Mulher Maravilha. Não sabemos quem é o bom ou mau, so sabemos quem é a bela. Então vamos lá aos erros e acertos de Batman vs Superman: A Origem da Justiça (Batman vs Superman: Dawn of Justice, 2016), não vou me preocupar com spoilers, porque todos os spoilers estão nos trailers. 

Zack Snyder

Em Batman vs Superman: A Origem da Justiça (Batman vs Superman: Dawn of Justice, 2016), Zack Snyder faz questão de enfatizar sua mão pesadíssima na direção, não se decide se faz um filme ou um vídeo clipe de 2 horas e 30 minutos. Mesmo sabendo que a maior parte do público ja passou por 3 versões de origem do Batman, a de Tim Burton a de Joel Schumacher e da Christopher Nolan. Snyder faz questão de mostrar a sua meio que na marra, depois de já ter gasto quase uma hora de filme contando a origem do Superman no primeiro filme, neste ele resolve estender a origem do Batman no mesmo patamar, e ainda repeti-lá em vários flashbacks . 

O filme do século pode ser descrito como um vídeoclipe gigante, isso ate poderia não ser um defeito, porque outro filme que também é um videoclipe gigante, mas pouca gente teve coragem de falar é Mad Max: Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road, 2015), tanto é verdade que o filme só ganhou Oscar nas partes técnicas. Só que no caso de Mad Max, a seu favor temos a genialidade de George Miller, que conseguiu dosar CG com efeitos práticos como um mestre de relógios suíços, e ainda filmando em plena luz, algo que Snyder parece ter medo. Todos devem estar se perguntando como seria a Liga da Justiça de George Miller, ainda mais depois de tantas criticas a Snyder. Algumas fotos da Mulher Maravilha de Miller podem ser conferidas: 



Enquanto Zack Snyder não se livrar do pessoal que faz a fotografia e cortes de seus filme nunca vai perder a alcunha de diretor de video clipe. 

Ficar insistido em fotografia escura só serve para uma coisa esconder defeitos visuais, tentando enganar as pessoas dizendo que é uma assinatura pessoal. 

Nem para aproveitar a HQ que fazia alusão a Luz e as Trevas, Snyder não pode se beneficiar já que luz não e seu forte. Essa HQ é uma aventura, onde é revelada a fraqueza do super-homem à magia, que pode ser encontrada no nº 8 da revista super powers de 1988.

O mesmo que acontece com foto manipulação, quando um artista vê que com não consegue chegar no realismo vai apelando em usar filtros e escurecer as partes onde se achariam os defeitos. Isso não é um defeito só de Snyder outros diretores se valem da mesma artimanha, como Sam Mendes fez no 007 das trevas em Skyfall.



Batman versão Zack Snyder 

Um ponto positivo de Snyder foi que ele teve mais coragem que Nolan, em fazer seu Batman mais brutal e quebrador de ossos, não entendi esse frenesi por causa do Batman usar armas já que em suas primeiras HQs ele usava armas e matava. A mesma coisa que aconteceu na franquia 007 diziam que o personagem estava desgastado e ouve o reboot, parece que o Batman do Nolan também esta ultrapassado, já que muitos dizem que esse é o melhor Batman que já viram em tela. 

A cena onde o Batman vai salvar a Martha Kent dos seqüestradores vem causando uma comoção no meio nerdistico, parece até uma obra prima, talvez por se tratar de Snyder seja mesmo. Nenhum outro diretor elevou as lutas do Batman tão bem como Snyder, mas uma cena desse tipo num filme dessa grandiosidade, não é mais do que a obrigação do diretor. 


Alguém pode perguntar até parece que tem como fazer essa cena melhor?....lógico que tem. Vamos nos imaginar na posição do Zack Snyder com mais de 200 milhões para gastar, como ele poderia ter se tornado um diretor fodão, imaginem essa cena de luta cena em um único take sem cortes. Outros diretores com menos recursos já andam tentando isso, como no filme Kingsman: Serviço Secreto (2014), o que estraga no Kingsman e que fica claro uma trucagem muito bem feita, e ainda mais claro que o ator que estava ali não convence ninguém como lutador. 

Mas vamos ser justos pontos positivos para Snyder nesta cena, dever de casa cumprido. A escolha de Jeremy Irons para o papel de Alfred também caiu como uma luva, um Alfred mais técnico e menos médico, funcionou bem. Ben Affleck como Bruce Wayne não convence tanto, como Batman ele se saiu melhor não compromete, mas daí dizer que ele é o melhor Batman de todos é outra coisa. Não vou nem destacar que o maior detetive do mundo caiu num plano tosco como o de Luthor, coisas que só Snyder consegue. 

Superman 

O calcanhar de aquiles no filme novamente está na visão de Snyder com Superman, Henry Cavill também não ajuda muito, atuando melhor no filme anterior do que neste. Talvez a intenção de Snyder seja mesmo de levar sua visão do Superman o mais próximo possível do jogo Injustice: Gods Among Us, só assim para explicar a apatia desse Superman. Se é realmente intencional mostrar um Superman desse jeito para trazer ele de volta nos próximos filmes totalmente diferente, ou é mesmo falta de direção. 



Mulher Maravilha 

O que dizer de Gal Gadot como Mulher Maravilha, tudo foi feito para sua aparição explosiva. Snyder faz questão de jogar seu momento Sucker Punch (2011), na hora do combate quando a Mulher Maravilha cai no chão, que vai fazer a alegria dos tarados de plantão. 

Os momentos de interação entre ela como Diana Prince e Bruce Wayne, já trazem a lembrança as HQs da Liga da Justiça Internacional. Sem falar no momento James Bond, não tem como não gostar. Por enquanto pouca coisa pode ser dita sobre ela, seu filme solo talvez decida o futuro da Liga da Justiça. 



Lex Luthor

Porrada no Zack Snyder, Jesse Eisenberg como Lex Luthor foi uma péssima idéia. Essa versão "Luthor Mark Zuckerberg era crepúsculo", foi de péssimo gosto. Não se sabe se é realmente o Luthor ou o charada de Jim Carrey. De repente Zack Snyder esteja nos enganando e esse seja o Mister Mxyzptlk, assim como a Marvel fez o Mandarim não era o Mandarim. Não vou nem citar motivações e idéias desse Luthor porque é muita coisa ruim junta.




O Abominável...ops... Apocalypse !! 

 Snyder não aprendeu nada com o filme anterior para este, continua usando suas muletas de CG meia boca, o abominável...ops... Apocalypse é um dos mais terríveis CG já feitos, talvez por isso se justifique essa fotografia mais dark que ele usa, nada melhor para esconder defeitos CG do que usar tanto dark. A luta final contra Apocalipse cai no mesmo problema do filme anterior, consegue ser ainda mais confusa.



E se temos Apocalypse é lógico que temos a morte de Superman, mas nem isso Snyder consegue criar um momento comovente e de real importância. E se o pessoal disser que existe uma perseguição a Snyder é culpa dele mesmo. Um exemplo simples Richard Donner em seu Superman tem uma cena onde as pessoas pensam que Zod conseguiu matar Superman e as pessoas começam a partir para cima do Zod para vingar a morte de Superman. Mas Snyder não consegue fazer uma demonstração de revolta pela perda do Superman de um jeito que demonstre que as pessoas realmente se importavam.

Finalizando

As origens dos personagems comercialmente falando, ate dá para se perdoar, já que a DC Comics não tem mais tempo habil, igual a Marvel teve para fazer cada filme de seus Heróis, a DC esta no esquema do vai ou racha. Enquanto a DC está indecisa eu vou fazendo minha colaboração para a fase 2 e fase 3 da Liga da Justiça neste post Filme da Liga da Justiça: fase 2, fase 3...

Uma pergunta que não me calou durante o filme e vou colocar em letras garrafais é "ONDE ESTÁ AMANDA WALLER?". 

Depois de uma destruição e mísseis lançados onde essa mulher está?. Agora era o momento certo para mostrar como os militares encaram esse monte de meta humanos soltos pelo mundo, mas parece que Snyder deixou isso de lado infelizmente. O tempo que Zack Snyder perde criando tramas paralelas que não acrescentam nada ao filme é realmente incrível.  Outra coisa que ele insiste é ficar tentando impor uma assinatura de diretor que não existe ou é fraca demais para alguém notar. 

O filme do século do derradeiro combate de Batman vs Superman tem ótimas cenas, só que perdidas numa bagunça lembrando um videoclipe da MTV com o dobro de efeitos especiais se comparado com Man of Steel (2013), uma nota 6,0 é o máximo que um filme que em sua natureza deveria ser um clássico consegue alcançar. É triste para mim como fã, que ao invés de um filme grandioso seja apenas um passatempo de 2h:30 de duração. Ainda bem que Ben Affleck fez a cara que muitos fãs fizeram assim que viram esse filme.....

1 comentários:

Gostei da menção a superpowers ...não lembrava !

Esse é um filme que necessitava de " não-intervenção das tias da Warner " . Uma história para ser construída em 3 partes .

Uma parte com apresentação de Waller e Batman na busca do ' portugues branco

Parte 2 com apresentação do Super e apresentando nuances reais do conflito Deus-Homem ( justificaria o final que pareçe evocar Um Cristo sendo descido da cruz )

Parte 3 com Diana e o conflito com Doomsday . Apocalipse é o caralho !!!

Veja : Sem receber porra nechuma com isso fazemos um filme melhor .

É preciso ver o tempo ao seu lado : não contra .

Deixa a Marvel ser Marvel....

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site