sábado, 26 de janeiro de 2013

Eles me Chamam Trinity (Lo Chiamavano Trinità, 1970)

Posted by Cândido Augusto on 17:09



Em tempos de Django Livre, nada melhor que revisitar as fontes de Tarantino, e assistir o clássico absoluto Eles me Chamam Trinity (Lo Chiamavano Trinità, They Call Me Trinity, 1970). Mas antes de falar sobre o filme do personagem Trinity, o que dizer sobre Quentin Tarantino e seu novo revival do western spaghetti?...uma pergunta muito recorrente costuma ser feita em todas as conversas sobre esse diretor: "Tarantino é mestre do cinema ou não passa de um aproveitador de obras alheias e plagiador?"

Eu costumo responder que ele consegue ser as duas coisas ao mesmo tempo, com certeza ele é um aproveitador de obras alheias sim, só que ele faz isso com tanta verve e petulância, e ainda adicionando um caldeirão de influências pop e diálogos memoráveis que acaba funcionando. Coisa que muitos outros diretores tentam, mas acabam quebrando a cara.

Ainda não assisti Django Livre e estou com um pouco de receio de ver, já que eu assisti muito filmes de western spaghetti e talvez acabe vendo mais plágio do que criatividade, espero que não. Já vi o Django original de 1966 com Franco Nero e acho quase impossível alguém superar a cena em que Django (Franco Nero) chega numa cidade totalmente enlamaçada, quase toda destruída, vestido todo de preto e puxando um caixão, isso é cinema puro, e aquele tipo de cena que você nunca vai esquecer.

 Se bem que até mesmo Django (1966) e seu concorrente de época Por um Punhado de Dólares (1964), dirigido por Sergio Leone, são considerados plágios do filme Yojimbo (1961) de Akira Kurosawa, tanto que Kurosawa processou Leone e ganhou 15% do filme em todo o mundo e os direitos exclusivos de distribuição para o Japão, Taiwan e Coréia. Kurosawa disse mais tarde que ele fez mais dinheiro com estes direitos do com o filme Yojimbo. Realmente é uma linha tênue saber o que é plágio e quando é homenagem.

Muitos disseram que o último representante do western, Clint Eastwood tinha dado a pá de cal no gênero com seu Os Imperdoáveis (1992), e que esse gênero estava morto e enterrado, mas parece que Tarantino discorda e trás de volta o personagem Django, que já foi usado e plagiado em várias outras obras. Até mesmo o Brasil tem sua versão plágio descarada vinda direta da boca do lixo das pornochanchadas, o filme Um Pistoleiro Chamado Papaco (1986) com o ator Fernando Benini, sim aquele mesmo que você pensou do elenco da novela Carrossel, do SBT, na qual ele atua como o carinhoso e educado inspetor de alunos Firmino Gonçalves da Escola Mundial. O filme está completo no youtube (link do filme) por enquanto, mas é por sua conta encarar essa trasheira braba. 

O lado bom é que talvez Quentin Tarantino consiga criar uma "western spaghetti mania" nas distribuidoras e filmes clássicos como os da série Trinity cheguem a era bluray, de preferência restaurados, pelo menos o primeiro teve uma versão DVD restaurada.  Mas vamos ao que interessa falar sobre Eles me Chamam Trinity (Lo Chiamavano Trinità, They Call Me Trinity, 1970), no Brasil o filme acabou ganhando vários títulos como Trinity é o Meu Nome que é o mais conhecido ou Me Chamam Trinity, eu resolvi usar o título que o próprio Terence Hill usa no filme. Mas a frente falarei da versão em DVD original lançado pela empresa Spectra Nova, vou vingar todo mundo que comprou essa versão. Trilha sonara para ler esta matéria (link)

A parceria entre Terence Hill e Bud Spencer nos westerns começou bem antes deste filme, foram feitos 3 filmes do gênero western com o diretor Giuseppe Colizzi intitulados: Deus perdoa ... Eu não! (Dio perdona... io no!, 1967),  Os 4 da Ave Maria (I quattro dell'Ave Maria, 1968) e A Colina dos Homens Maus (La collina degli stivali, 1969), malandramente depois do sucesso da dupla, todos os filmes acabaram levando o título "Trinity" em seus nomes, até mesmo filmes que nem eram western viraram "Trinity". Quando havia vida inteligente na Rede Globo a emissora proporcionou a quem teve a sorte de assistir, assim como eu o chamado "Festival Trinity". Sem falar do dia em que eles apareceram nos Trapalhões quando promoviam o filme Eu, Você, Ele e os Outros (Non c'è due senza quattro / Double Trouble, 1984)




Tem que se agradecer muito ao cara que postou esse video no youtube é emoção pura para quem curtiu essa época.



A dupla criada por Bud Spencer e Terence Hill é idolatrada e amada por uma geração inteira, eram chamados de o Gordo e o Magro dos anos 80, foram e são ídolos até hoje. O filme Eles me Chamam Trinity (Lo Chiamavano Trinità, They Call Me Trinity, 1970) é dirigido por Enzo Barboni, coincidências a parte ele foi diretor de fotografia do filme Django (1966)  sem falar que Terence Hill foi o próprio Django numa dita "sequência" em Viva Django (Preparati la Bara, 1968), devido a sua semelhança com o ator Franco Nero. Um ano depois Bud Spencer e Terence Hill voltam em Trinity Ainda É Meu Nome (Trinity Is Still My Name, 1971)




A história começa com Trinity viajando pelo deserto usando uma "cama padiola" arrastada pelo seu cavalo, cena essa copiada "ops" por Didi no filme dos Trapalhões. Trinity chega ao posto de diligências chaparral, até hoje não entendi o que uma vaca fazia em cima do telhado desse lugar, mas a vaca está lá no telhado. Dentro do lugar Terence Hill (Trinity) dá uma verdadeira aula de como se comer feijão, fica páreo a páreo com outra dupla clássica John Belushi e Dan Aykroyd  e seu Os Irmãos Cara De Pau (1980). Para sabermos qual é a melhor cena estilo glutão do cinema.



Ali estão dois pistoleiros caçadores de recompensa com um prisioneiro mexicano, que olham nos cartazes tentando reconhecer o forasteiro, Trinity está uma imundice só, onde os famosos "Blue Eyes" se sobressaem na sujeira, Terence Hill não tem olhos azuis, ele tem dois faróis de milha azuis na cara. Eles não o reconhecem pelos retratos. Após a aula de como comer feijão (Quem viu sabe..rs), 



Trinity vai até os pistoleiros e manda soltar o mexicano. Quando os caçadores de recompensam perguntam seu nome para saber o que colocar em sua  lápide, ele responde: "Eles me chamam Trinity". Um deles diz: "A Mão Direita do Diabo". Um deles até tenta atingi-lo pelas costas com um rifle através da janela mas Trinity o acerta sem olhar, e de costas!!!...Tudo bem Django fez isso no filme original, mas ora Terence Hill também foi Django!!!

Trinity e o mexicano seguem viagem e chegam a uma pequena cidade do Oeste. O xerife, é nada mais nada menos que Bud Spencer. Trinity fala com o mexicano que o xerife é conhecido como "A Mão Esquerda do Diabo"

Os dois são irmãos, Bud Spencer é Bambino nome que ele odeia, Bambino conta que se disfarçou de xerife e aguarda sua quadrilha de ladrões de cavalo chegar para realizarem um assalto. As coisas se complicam quando os irmãos acabam se envolvendo em um conflito de terras entre um grupo de colonos Mórmons e o poderoso barão de terras Major Harriman vivido pelo ator Farley Granger. 

A cena mais antológica de todas é quando Bud Spencer (Bambino) e Terence Hill (Trinity) estão no acampamento dos Mórmons e chega uma quadrilha de saqueadores mexicanos, até mesmo a trilha  sonora que toca, quando esses mexicanos chegam é divertidíssima. O chefe dos mexicanos vivido pelo ator Remo Capitani (Mezcal) até respeita o líder dos Mórmons quanto ao não uso de armas no lugar, mas numa dessas visitas ele resolve dar tapa na cara de todos os Mórmons, até chegar no Bud Spencer (Bambino) aí meu amigo, é uma das cenas mais divertidas que o cinema já criou, que acabou virando marca registrada nos filmes da dupla. Nesse filme também não poderia faltar a famosa briga de bar, onde Bud Spencer da seus socos marretadas em grande estilo, isso é que tinha que ter sido feito em 48 frames!!!!!...rs




Trinity se apaixona por duas irmãs Mórmons, duas beldades loiras as atrizes Gisela Hahn (Sarah) e Elena Pedemonte (Judith)  e convence o irmão a ficar do lado dos colonos contra o barão de terras Major Harriman.



 O Major contrata dois matadores de aluguel, um deles curiosamente tem o nome de Mortimer uma piadinha para o filme Por Alguns Dólares a Mais (For a Few Dollars More, 1965)  até as roupas são parecidas com o personagem Lee Van Cleef e seu Coronel Douglas Mortimer. Nessa conversa onde Trinity tenta convencer Bambino também existe a cena onde Trinity aparece todo vestido de preto, uma referencia a sua época de Django talvez.


Bambino ama seu irmão Trinity olha este diálogo, quando Bambino descobre que um de seus planos não deu certo graças a Trinity: "Não estou irritado com você, mas com nossa mãe, ela devia tê-lo estrangulado quando nasceu".

Acho que já falei demais, pode ter gente que ainda não assistiu. Esse filme é filme de cabeceira, um clássico com trilha sonora a cargo de Franco Micalizzi aquela tipo de trilha que você vai assobiar o dia todo e não vai enjoar.  Tarantino resolveu pegar emprestada a trilha para seu Django Livre, então nada melhor que curtir a fonte original. Eles me Chamam Trinity (Lo Chiamavano Trinità, They Call Me Trinity, 1970) foi remasterizado e está intitulado atualmente como Trinity é meu Nome. Uma obra prima do western spaghetti pancadaria, que ainda influencia cineastas ao redor do mundo. E este video em particular merece ser visto quem é fã vai se emocionar com toda certeza, onde nosso heróis recebem o prêmio David di Donatello 2010 que é o mais importante prêmio cinematógráfico da Itália. 



Recado a Spectra Nova:  A edição restaurada infelizmente é um item dificílimo de conseguir , o meu DVD Original foi feito pela empresa Spectra Nova, ah agora sim. Não é possivel que uma empresa lance um produto tão lixo como esse, quem fez a capa desse DVD ?...Essa porra foi feita no paint? ou colou com fita durex e tirou foto?... Quem foi o animal que fez esse menu horrorozo, sua mãe anda aonde, tava com raiva da vida seu infeliz?. A industria gosta de processar quem baixa filme pirata, e quem compra original e é presenteado com um filme que parece pirata?. O filme parece um VCD, parece que eles fizeram cópia de uma fita VHS podre não é possível, se aparecer o responsável por esse DVD na minha frente vai levar um socão estilo Bud Spencer isso é ameaça sim. Não sabe trabalhar vai filmar aniversário de criança infeliz. DVD original empresa Spectra Nova fique alerta, se é que esses irresponsáveis ainda existem, fuja desse DVD.

Vagando pela internet encontrei essa imagem a baixo, se você também disse a frase: "Porra isso tinha que estar na minha estante" você não está sozinho!!



1 comentários:

Porra isso tinha que estar na minha estante.

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site