sábado, 28 de julho de 2018

The Last Movie Star Movie (2018) - A última estrela de cinema

Posted by Cândido Augusto on 08:12



Um filme emocional e triste um tributo a uma das maiores lendas do cinema. O eterno bandido Burt Reynolds para quem não sabe foi o primeiro veloz e furioso da história. Reynolds, em seu auge tinha um charme carisma e humor maluco. 


 Burt Reynolds não se leva a sério e pagou seu preço por isso, recusou papéis como Han Solo em Guerra nas Estrelas, Edward Lewis em Uma Linda Mulher, John McClane em Duro de Matar e James Bond um personagem onde ele diz sensatamente que não deveria ser feito por um americano. Mas mesmo assim aceitou participar de bombas como o filme Striptease em 1996, e o aclamado Boogie Nights, em 1997, que colocou sua carreira de volta nos eixos. Ele foi indicado para um Oscar de melhor ator coadjuvante por seu desempenho em Boogie Nights e ganhou um Golden Globe pelo filme, mas este é um filme do qual o próprio ator odeia. 

The Last Movie Star é um tributo a carreira de um ator que já foi o rei das bilheterias. Um filme emocional talvez que funcione apenas para os fãs de Burt, mas que fala muito bem de fama, escolhas, arrependimentos, angustias e envelhecimento. Algo que deve ser bem mais impactante para quem tinha o status de astro mas que atinge qualquer pessoa. 

O filme retrata bem a perspectiva dos que idolatram o astro e aqueles que simplesmente não sabem quem é. Burt Reynolds é Vic Edwards um ator recluso que teve seus anos de glória do qual ninguém mais lembra, e que decide aceitar um prêmio pelo conjunto da obra do Festival Internacional de Cinema de Nashville. Seu melhor amigo (Chevy Chase), também ator de longa data, pede que ele vá, porque Jack Nicholson e Clint Eastwood "teriam" recebido o mesmo prêmio. 


Imaginando que reviveria seus anos de fama e holofote Vic Edwards vê que o grande festival é só um bando de jovens fãs assistindo seus sucessos projetados na parede de um bar. As "acomodações de primeira classe" que foram prometidas eram só uma acomodação em um hotel barato. 

E que seu motorista particular é só a gótica irmã do fundador do festival (Ariel Winter) que não tem a mínima idéia de quem ele seja. A interação de Burt Reynolds e Ariel Winter geram as cenas mais emocionantes e tocantes do filme, que lembra um pouco o filme Conduzindo Miss Daisy (1989)



O filme é para mexer com o saudosismo de qualquer fã, como na parte em que ele chega ao aeroporto e começa a tocar country. E você viaja logo no tempo para a parceria de Burt Reynolds e Jerry Reed em Agarre-me se Puderes (Smokey and the Bandit, 1977). Mas se isso não bastar Burt Reynolds ainda interage com sua versão mais jovem como em Amargo Pesadelo (Deliverance, 1972) onde Vic diz: "Você sabe que o tempo é como esse rio" e a versão mais jovem responde: "Você não vence este rio"

Ou na interação com o Bandido de Agarre-me se Puderes, o velho Vic avisa ao jovem Vic: "Você está em rota de colisão, você vai tomar algumas decisões ruins na vida!" e o jovem Vic brinca: “Tarde demais agora!” 


De acordo com o diretor Adam Rifkin, as filmagens do filme foram muito mais do que um sonho realizado. “Há um ditado: nunca encontre seus heróis, porque você inevitavelmente ficará desapontado”, explica o diretor. “Mas, quem disse isso, nunca conheceu Burt Reynolds, porque Burt Reynolds é na vida real tudo que eu sonhei que ele seria quando eu era criança em Chicago pensando que ele era o cara mais legal do planeta. Ele é engraçado, ele é encantador, ele é doce, ele é generoso e o cara mais legal. E ele tem as melhores histórias de Hollywood de todos

Talvez a única coisa errada no filme seja o próprio diretor Adam Rifkin que mesmo querendo fazer essa homenagem a Burt Reynolds não me parece o diretor certo para esse tipo de projeto. Talvez se o filme fosse dirigido por Clint Eastwood amigo de longa data de Burt estaríamos falando de um filme que concorreria ao oscar. 

Mas aqui temos um filme de fã para fã, para questionarmos o tempo passando, dia após dia vemos nossos astros indo embora e Burt Reynolds ainda consegue vir e nos dar uma mensagem aproveite o agora porque tudo passa muito rápido.


0 comentários:

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site