sexta-feira, 25 de abril de 2014

Trinity Goes East (1998) filme traz encontro de Bruce Lee com a série Trinity de Bud Spencer e Terence Hill

Posted by Cândido Augusto on 21:04


Bud Spencer e Terence Hill encontram Bruce Lee, pode parecer inacreditável mas alguém pensou que isso podia virar filme. Houve muito questionamento sobre o novo filme Robocop (2014) que o diretor José Padilha, não teve liberdade criativa de colocar todas suas idéias no filme, tendo que seguir regras e algumas ordens do que deveria ser feito. Mas agora amigo leitor imagine um diretor e toda uma equipe "técnica" que não tem compromisso com nada nem com ninguém? 

Aproveitando o famoso movimento Bruce Lee Exploitation dos anos setenta, que rendeu pérolas trash como Bruce Lee Fights Back From The Grave (1976), The Clones of Bruce Lee (1981). Os anos noventa não poderiam ficar de fora, e temos Trinity Goes East (1998) algo como "Trinity vai ao Oriente". 


O filme é dirigido por Robert Tai que é sem dúvida um dos diretores de filmes de kung fu mais influentes que trabalham na indústria foi coreógrafo na Shaw Brothers, e já foi diretor de ação em clássicos como 5 Venenos Mortais (The Five Deadly Venoms, 1978), mas também não escapa do termo o rei da picaretagem. Numa comparação maluca pode se dizer que Robert Tai seria por exemplo o Uwe Boll asiático. 

Também já teve a cara de pau de lançar Fist of Legend 2: Iron Bodyguards (1996) na tentativa de pegar carona no clássico de Jet Li Lutar ou Morrer (Jing wu ying xiong / Fist of legend, 1994). E na cara de pau usou um ator chamado Jet Le, seu filme Fist of Legend 2 também conta com a participação do famoso Bolo Yeung. 

 Trinity Goes East (1998) faz parte daqueles famosos filmes que de tão ruim, cretino e sem noção, acabam divertindo ainda mais. Somente uma mente insana poderia imaginar uma junção e ao mesmo tempo picaretagem em cima dos filmes Trinity e juntar a isso Bruce Lee. 

 Você pode até estar se perguntando um filme que usa os personagens clássicos dos filmes Eles me Chamam Trinity (Lo Chiamavano Trinità, They Call Me Trinity, 1970) e sua seqüência Trinity Ainda É Meu Nome (Trinity Is Still My Name, 1971), não tem como dar errado, depende da intenção. 

O mais próximo de Trinity que se pode chegar nesse filme, é na trilha sonora de Alessandro Alessandroni, que acaba usando os assobios clássicos da trilha original. Para piorar ainda mais o melhor ator no filme é um porco, sim o animal. De repente as "camadas" nesse filme sejam ainda maiores do que eu pensei, então Bruce Lee encontra Bud Spencer e Terence Hill mais o Babe, O Porquinho Atrapalhado!!!!. 

Para representar a dupla mais querida do cinema o papel de Trinity que antes era de Terence Hill, cai nas mãos do sem vergonha Steve Tartalia que já foi vilão em Um Kickboxer Muito Louco (Armour of God II - Operation Condor, 1991)


Para o personagem Bambino de Bud Spencer é chamado o quase semi-mendigo (pelas roupas que usa no filme) Roberto Lopez que é fundador da firma Stuntworks de dublês. Steve Tartalia (Trinity) faz um esforço sobre humano para tentar fazer qualquer trejeito que lembre Terence Hill, mas pode ter certeza que nem em 20 anos ele consegue, tamanha a canastrice desse cara. Tem momentos que se nota que ele não esta prestando atenção ao diálogos dos outros personagens. 

 O filme já abre logo com um ataque ninja em plena luz do dia, lembram como os ninjas somem jogando aquela cortina de fumaça?. Pode esquecer, isso é para amadores, eles somem na base do corte seco no video. 


Nosso amigo Bruce Lee cover é "interpretado" por um ator chamado Sky Dragon (Meng Ray) que ao que parece só fez esse filme. Se bem que a semelhança desse ator com o Bruce Lee verdadeiro é maior do que aquele sujeito que foi usado lá em O Grande Mestre - A Batalha Final (Ip Man - The Final Fight, 2013). 


Bruce cover invade o Templo Shaolin e enfrenta o nosso diretor picareta Robert Tai o abade do templo. Depois de dar uma surra no abade se descobre que ele está ali, enviado por um chefe de uma vila para proteger o templo e a esfera do Dragão. Melhor impossível você surra primeiro e se apresenta depois. 

Trinity agora é um ladrão picareta que rouba a esfera do Dragão do Templo Shaolin, para vender ao vilão do filme o ator que foi o rei dos chutes no cinema asiático John Liu (Roger Pacshy). Para termos certeza que o diretor está a frente de seu tempo Steve Tartalia (Trinity) consegue se livrar de .....amigos leitores vou chamar de Bruce cover, não tem como. Ainda mais com aqueles óculos escuros!!!. Então Trinity consegue se livrar de Bruce cover com um drone!!!!!!. 

Roberto Lopez (Bambino) e seu porco de estimação, chegam ao templo e descobrindo a situação partem em busca de Trinity, com a ajuda não requisitada do nosso Bruce cover. O primeiro alívio visual no filme é da bela atriz Helena Lee Hung (Wen Ling), talvez a cena mais ou menos artisticamente bem filmada do filme seja a entrada dela. Digo mais ou menos porque não sei se a cópia do filme que tenho é ruim ou o diretor filmou mesmo no contra luz, com céu nublado sem qualquer cerimônia se o fundo está bom ou não. Mas acho que é querer demais imaginar que alguém se preocupou com isso. 


Ela trabalha como guia de turistas num hotel onde Trinity se esconde, e acaba virando o interesse amoroso de Trinity. Se Steve Tartalia já não convencia como Trinity imagina como galanteador, é tão irritante que você começa a torcer para Roberto Lopez (Bambino) dá-lhe uma porrada. 

Nesse hotel é onde acontece algumas das cenas mais hilárias, o "porquinho atrapalhado" acaba comendo a esfera do Dragão, em várias cenas da para notar que o porco também tem seu dublê de borracha. Mas aqui ocorre algumas cenas em que o pessoal da sociedade protetora dos animais deixaram passar. Trinity sacode, chuta, joga para o alto o porquinho, e dá para ver que não é o porco de borracha!!!. 


Como a esfera demora para ser entregue o vilão John Liu (Roger Pacshy) acaba ligando para o Disk-Ninja!!!!...Já que os ninja tem celular!!!. Os ninjas vão ao encontro da dupla, para seqüestrar Helena Lee Hung (Wen Ling), mas são impedidos com a ajuda de Bruce cover. Por um instante você até lembra o clássico Ninja, a Máquina Assassina (Enter the Ninja, 1981) as lutas até que não são ruins, já que quase todo mundo no filme é dublê.  



Numa segunda tentativa um grupo de capangas consegue seqüestrar Wen Ling, viram como é um diretor coerente, capangas conseguem o que os ninjas não conseguiram!!!. É onde entra um grande dilema do filme o porco fica doente por causa da esfera. E agora vamos salvar Wen Ling ou cuidar do porco?..adivinha qual é a prioridade?. 

 A cena emotiva de Roberto Lopez (Bambino) com o porco é para dar gargalhada por um bom tempo, nisso o porco morre mas ele ressuscita!!!!!. E Trinity consegue roubar de novo a esfera do Dragão para salvar Wen Ling que esta na vila, a preocupação de Trinity parece nenhuma, mas o que dizer de um "ator" que perde em atuação para um porco. Bambino e seu porco seguem para a vila e são atacados pelos ninjas. Só que nessa luta até o porco enfrenta os ninjas!!!. 


 Depois de todas essas reviravoltas temos finalmente o confronto do nosso Bruce cover contra o vilão John Liu (Roger Pacshy) na vila. E depois dessa montanha russa de loucuras você não vai acreditar na conclusão dessa saga, só vendo mesmo. A luta de Bruce cover e John Liu pode ser vista nesse video:



O diretor Robert Tai deve estar realmente a frente de seu tempo, para tanta idéia absurda em tão pouco tempo. Se bem que se fosse cortado uns 20 minutos desse filme com diálogos inúteis ele teria até um ritmo ágil, já que o filme parece maior do que é. Por mais que você queira entender a mente esquizofrênica do diretor, a sua genialidade deve ser única. 

Porque fica a pergunta ele queria agradar quais fãs?... os do Bruce Lee?...Os fãs de Bud Spencer e Terence Hill?...ou do pessoal que curte os filmes de kung fu?. No melhor das hipóteses ele queria era tomar uma coça do três grupos de fãs...de repente um processo não faria mal. Mas Robert Tai não se deu por vencido no ano seguinte foi explorar o Blaxploitation com Shaolin Dolemite (1999), mas esse fica para outra vez. 

Me pergunto se alguém em sã consciência, realmente acreditou que estaria vendo o terceiro filme da série Trinity, ou um filme de Bruce Lee. Se bem que no caso de Bruce Lee eu já presenciei alguém perguntado: "Quem é Bruce Lee?". Mas se você que é louco por filmes, e assim como eu é fã dessas três vertentes do cinema, não vai conseguir resistir a assistir a mais esta pérola trash.

3 comentários:

Spock já diria : Fascinante....

Creio que o " director " é um ' a prova de tudo ' ! Realmente , levou a picaretagem àonde nenhum são jamais esteve antes ....

O disk -ninja é ótimo - o pessoal do pijama deve ter também grupo no whatsapp - ' nijateco ' ....

A cena do Babe parece um ' Antes do Amanhecer ' zoolófico - " - por favor pig devolva minha esperança ...."

Há certas cenas que lembram ' Plan and Outer Space ' , outras remetem ao picareta-movie dos 80 como Ninja 3 - A dominação e correlatos ....e ainda clássica série do periodo 'Super-Heroi Americano...

Longa Live Trinity and Lee !!!

Também pode ser citado o filme O Retorno do Tigre, onde temos o confronto entre um dos inúmeros "clones de Bruce Lee" (o ator taiwanês Ho Chung Tao, cujo nome artístico era Bruce Li) e o "Bud Spencer genérico" (Paul l. Smith, o Brutus daquele filme do Popeye, que fez vários filmes de porrada a la Trapalhões na Itália se aproveitando de sua semelhança com Bud Spencer).

O Bruce Lee Exploitation consegue render uma matéria inteira, sem falar naquele filme The Dragon Lives Again (1977) onde Bruce vai para o inferno e enfrenta Dracula, James Bond, Zatoichi, Clint Eastwood, Emmanuelle e ainda tem a ajuda do Popeye. Quem sabe uma matéria o problema que esses filmes tem qualidade péssima de imagens até mesmo DVD original, tem até filme nacional envolvendo Bruce Lee. Boa lembrança também esse que você citou

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site