segunda-feira, 14 de março de 2016

Ip Man 3 (2015) - Donnie Yen vs Mike Tyson

Posted by Cândido Augusto on 17:56


Alguns podem estranhar a demora de uma nova resenha do Neuralizador Digital, mas realmente poucos filmes fazem você pular da poltrona. A grande expectativa era O Tigre e o Dragão 2: A Espada do Destino (2016), mas o filme não sai do mediano, e o pouco que se salva devemos a Donnie Yen e a presença marcante de Michelle Yeoh. Não chega nem perto do que foi feito em O Tigre e o Dragão (Crouching Tiger, Hidden Dragon, 2000), o mais estranho é que a direção é de Yuen Woo-ping que com menos já tinha criado um pequena obra prima chamado (A Lenda /Su Qi-Er / True Legend, 2010). Talvez o uso cada vez mais desmedido do 3D no cinema asiático esteja causando esse erros graves. 

Mas muito do que ficou faltando em O Tigre e o Dragão 2: A Espada do Destino (2016), Donnie Yen traz para Ip Man 3 (2015). Desde que iniciou a saga Donnie não decepciona seus fãs em O Grande Mestre (Ip Man, 2008) Donnie já tinha dado um show de lutas impressionantes e extremamente bem coreografadas, e na continuação O Grande Mestre 2 (Ip Man 2, 2010), se superava ainda mais. Mas o que é mais impressionante é que Donnie Yen está com 52 anos e não diminui o seu ritmo, mostrando condicionamento físico de fazer inveja a atletas olímpicos. 

Importante destacar que existe uma pequena confusão sobre quantos filmes sobre o mestre Ip Man existem e qual cronologia está certa. Porque muitos sites de venda de Bluray e até mesmo a Amazon misturam as sagas, vendem os dois primeiros filmes de Donnie Yen junto com um "terceiro" filme, que não faz parte direta, já que pertence a outro diretor e elenco, O Grande Mestre - Nasce Uma Lenda (Ip Man - The Legend Is Born, 2010)

Para os fãs de mestre Ip existem agora um total de seis filmes para serem assistidos. Os filmes que pertencem a Donnie Yen O Grande Mestre (Ip Man, 2008), O Grande Mestre 2 (Ip Man 2, 2010) e O Grande Mestre 3 (Ip Man 3, 2015). Os filmes que pertencem ao diretor Herman Yau como O Grande Mestre - Nasce Uma Lenda (Ip Man - The Legend Is Born, 2010) e O Grande Mestre - A Batalha Final (Ip Man - The Final Fight, 2013) e ainda um filme do ator Tony Leung The Grandmaster (2012) que tem coreografias de lutas feitas também por Yuen Woo-ping. 

Ip Man 3 (2015) trás de volta Donnie no papel de Yip Man o famoso professor de Bruce Lee, mas a aparição de Bruce Lee no filme realmente é a parte mais questionável. Deixando isso de lado já que a saga não segue fatos com fidelidade histórica, se concentrando mais no que interessa a ação. Nesse quesito o filme entrega tudo que os fãs desejam, novamente temos o soberano Yuen Woo-ping como coordenador das cenas de ação. 


Para digamos o "vilão" deste filme temos ninguém menos que Mike Tyason, assim mesmo entre aspas. Porque muitos podem não gostar do desfecho da luta entre Donnie Yen e Mike Tyson. Mas o que interessa é que esses são os grandes momentos que só o cinema pode proporcionar. Uma homenagem direta ao filme Jogo da Morte onde Bruce Lee enfrentava Kareem Abdul-Jabbar. 


Talvez esse seja o único problema do filme já que não temos um grande vilão a quem odiar, ficando a cargo de antagonista o ator Zhang Jin. Que já tinha feito um grande vilão no filme SPL 2: A Time of Consequences (2015). Destaque também para a cena do elevador onde Donnie Yen enfrenta um especialista de Muay Thai, que facilmente entra para aqueles momentos de ouro do cinema de artes marciais. 

Ip Man 3 também não deixa de lado seu lado dramático dando mais ênfase a relação de Ip Man com sua esposa, com belas cenas de Donnie com a atriz e Lynn Hung. Ip Man 3 entrega boas doses de ação impressionante, drama e introspecção na medida certa. 

Os fãs que acompanham a saga não vão se decepcionar, Donnie Yen já deu declarações que este seria seu último filme no papel de Ip Man, mas o filme deixa o final em aberto e pronto para um Ip Man 4, a única coisa que sabemos é que, se é um filme de Donnie Yen nunca decepciona.


0 comentários:

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site