segunda-feira, 3 de novembro de 2014

No Olho do Tornado (Into the Storm, 2014) enfrenta Twister (1996)

Posted by Cândido Augusto on 13:12



É inevitável comparação entre No Olho do Tornado (Into the Storm, 2014) e o filme Twister (1996). Dezoito anos depois eis que surgem alguém com a "inédita" idéia de tentar repetir o sucesso de Twister (1996), mas também logo se nota a falta de um bom diretor e um elenco carismático. Devo confessar que Twister (1996) é um dos meus filmes preferidos de catástrofe, sem falar que sua protagonista Helen Hunt nunca esteve tão linda. Talvez essa mistura de beleza e fúria da natureza a tornem ainda mais bonita. Helen está mais bela que qualquer outro filme que ela tenha feito. 


Muitos sites contam como protagonista desse filme o ator Richard Armitage (O Hobbit) , mas para mim em No Olho do Tornado (Into the Storm, 2014) a protagonista da vez é a ex-Walking Dead a atriz Sarah Wayne Callies, se essa atriz já não era muito querida na série Walking Dead imagina diante de um tornado. Tem um momento do filme que você acaba torcendo para que o tornado leve ela, no mínimo para sermos surpreendidos pelo roteiro. Pelo menos ela garante a melhor piada do filme, quando ela chega para uma dupla maluca de caçadores de tornados "Youtubers" e diz para eles se abrigarem, e eles respondem que não, porque a cidade parece um apocalipse zumbi !!!. Também é engraçado notar uma caçadora de tornados que ainda usa um computador com Windows XP, pelo menos ao que parece pelo seu plano de fundo. 


Enquanto em Twister (1996) existia um elenco carismático onde você conseguia o milagre de torcer para o Bill Paxton !!! e ainda contava com o ator Philip Seymour Hoffman fazendo papel de maluco. No Olho do Tornado (Into the Storm, 2014) você acaba ficando perdido para quem torcer e acaba torcendo mesmo para a dupla amalucada que caça tornado para postar no youtube. Nem mesmo o ator Matt Walsh (Pete Moore) perseguindo tornados com seu quase batmóvel cria empatia. 

Bill Paxton aqui é trocado pelo ator Richard Armitage que tenta humanizar a história na busca por seu filho nos escombros de uma fábrica. É impressionante as diferenças porque em Twister (1996) você ficava preocupado até com os coadjuvantes como a tia Meg feita pela atriz Lois Smith.


Enquanto a história de Twister (1996) prendia sua atenção mesmo sem mostrar os tornados nesta versão tunada, enquanto o tornado não parece dá vontade de dormir. Sorte do espectador que quando os tornados aparecem fazem valer esse filme, porque se usassem a estratégia do filme Godzilla (2014) onde esconderam o bicho a maior tempo No Olho do Tornado (Into the Storm, 2014) se tornaria insuportável, clichês como formatura, ginásio, namorico teen e outros chatices acabam fazendo o filme um festival de estereótipos. 

Twister era dirigido por Jan de Bont que fez sucesso com Velocidade Máxima (1994), Twister também contava com roteiro de Michael Crichton. Então temos que dar um desconto para No Olho do Tornado que tem como diretor Steven Quale o mesmo cara de filmes bombas como Premonição 5. Imaginem se esse filme fosse feito por Michael Bay, mesmo assim o final é a cara de Michael Bay e seus Transformers só faltando a tomada 360 graus. 

Resultado o filme No Olho do Tornado (Into the Storm, 2014) não é um filme ruim, entrega um bom passatempo, com efeitos especiais razoáveis e boas cenas de ação. Talvez o maior erro seja sua capenga trilha sonora, Twister tinha ninguém menos que a banda Van Halen com a música Humans Being só isso já conta muitos pontos favor. 


 Mas quem gosta de um filme catástrofe o tornado escala F5 vai fazer valer a pena uma conferida no filme, sem falar da cena que faz citação ao apocalipse zumbi e a homenagem ao seu filme de inspiração Twister com a famosa vaca voando fazem valer o passatempo. Twister ainda continua disparado como melhor filme de tornado. Uma tabela comparativa:


Como caçar seu tornado?

Um sub-gênero de turismo de aventura está varrendo os EUA, mais e mais pessoas estão pagando caçadores de tempestades e gastando milhares de dólares para dar de cara com um tornado. Estes entusiastas meteorológicos são mais do que dispostos a encarar (depois de assinar um termo longo, é claro) os ventos mais destrutivos no planeta na esperança de ter um lugar na primeira fila para as tempestades mais violentas da Terra. Alguns estão interessados em fotografia, outros estão lá para aprender a perseguir a tempestade. Outros ainda só querem acompanhar e aproveitar o grande espetáculo.

Charles Edwards, proprietário da Cloud 9 Tours, a mais antiga empresa operacional de turismo de perseguição de tornados, é um caçador de tempestades veterano de Shawnee, Oklahoma e um dos primeiros a realizar este empreendimento.

"Quando eu comecei a levar pessoas para perseguir tempestades comigo foi em 1996, eu nunca esperava que iria crescer em um negócio. Nesse primeiro ano, eu ofereci duas turnês e eu tive apenas uma pessoa em cada um deles", disse ele. "Agora, temos regularmente entre 11 e 18 pessoas por passeio em maio e junho."

NÃO É IGUAL AOS FILMES !!!

"Nós realmente tentamos dizer às pessoas a verdade sobre a perseguição de tornados", disse ele. "Não é como o que você vê nos filmes, são muito longos os períodos de espera. Às vezes, passamos horas sentados em um estacionamento, esperando que as tempestades apareçam. Não é como o filme 'Twister' querem fazer crer, mas testemunhar um tornado pode ser uma incrível experiência de mudança de vida."

Houve um aumento no número de entusiastas de tempestade imediatamente após o lançamento do filme de ação de sucesso "Twister" de 1996 e com a recente popularidade de tais programas de televisão como "Storm Chasers" e "Angry Planet", mais e mais pessoas estão comprando a idéia de que eles podem viver o estilo de vida de um caçador de tempestades ... pelo menos por um par de semanas.

Surpreendentemente, nunca houve uma fatalidade em uma excursão. Feridos tendem a ser de acidentes não-relacionados de tempestade que poderiam acontecer em qualquer lugar. em geral, acidentes são raros, mas em maio de 2010 uma empresa de turismo teve um impacto direto de um furacão em movimento rápido que estourou a maioria das janelas de sua van, fazendo com que alguns turistas ficassem com pequenos cortes, mas sem danos físicos graves. Mãe natureza tem uma maneira de nos lembrar como somos pequenos no grande esquema do planeta.


Confira o trailer de No Olho do Tornado (Into the Storm, 2014):


0 comentários:

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site