domingo, 9 de fevereiro de 2014

Journey to the West: Conquering the Demons (2013)

Posted by Cândido Augusto on 13:09


Stephen Chow voltou e com ele todas as loucuras que vimos em Shaolin Soccer (2001) e Kung-Fusão (Kung Fu Hustle, 2004). Como disse quando saiu o trailer de Journey to the West: Conquering the Demons (2013) juntar a esse estilo a beldade taiwanesa Shu Qi não podia dar errado. 

Sinopse: A história começa numa tranqüila vila de pescadores onde a paz é interrompida por um ataque de um demônio da água. Um falso monge taoísta acaba enganando os pescadores enquanto o verdadeiro monge Chen Xuanzang ( Wen Zhang ) é ridicularizado por todos, já que pretende fazer a expulsão do demônio através de amor, bondade e um livro de 300 rimas. Os moradores não deixam Chen Xuanzang fazer seu trabalho quando é amarrado para ser enforcado por ser uma farsa. 


Xuanzang assiste impotente ao demônio da água aparecendo e causando estragos na pequena aldeia. O dia só é finalmente salvo quando a real caçadora de demônios Duan ( Shu Qi ) aparece e extermina o demõnio. Desanimado com o seu fracasso, Xuanzang volta ao seu mestre ( Cheng Sihan ) que lhe diz a sua falta de fé era a raiz de não conseguir banir o demônio. Então Xuanzang parte em uma viagem em busca de iluminação e sabedoria. Onde novamente vai esbarrar com Duan ( Shu Qi ) quando enfrentarão Pig Demon ( Chen Bingqiang ) e vão descobrir que só podem vencer esse demônio com a ajuda de Sun Wukong, também conhecido como o Monkey King ( Huang Bo ). 

Contar qualquer detalhe a mais sobre a história pode estragar as várias surpresas reviravoltas e loucuras que o diretor Stephen Chow criou para quem ainda não assistiu o filme. Ainda sem tradução nacional "Jornada ao Oeste Conquistando Os Demônios" é um dos quatro grandes romances clássicos da literatura chinesa, escrito no século 16 durante a Dinastia Ming por Wu Cheng’en. Além de Jornada ao Oeste, os outros três romances são A Margem da Água, O Romance dos Três Reinos e O Sonho da Câmara Vermelha. Jornada ao Oeste, no entanto, foi a história que inspirou Akira Toriyama na criação de Dragon Ball Z — Son Goku equivale a Sun Wukong, o Rei Macaco.

 Journey to the West: Conquering the Demons (2013) marca a volta do diretor depois de nove anos desde Kung Fu Hustle (2004), isso sem falar de CJ7 - O Brinquedo Mágico (2008) que como é um filme para criançada não conta. Para ser sincero tive que assistir o filme duas vezes, para tentar evitar falar que a atriz Shu Qi carrega esse filme nas costas, mas foi inevitável. Não que o filme seja ruim, todas as marcas registradas e talentos do diretor Stephen Chow estão lá. 


Só que a presença da beldade Shu Qi supera qualquer coisa feita. Completamente a vontade no filme Shu Qi vai do drama a comédia com energia incrível que transcende a tela. Com apenas um olhar transmite candura, molecagem ou dor com uma desenvoltura magnética. Vai ser impossível você desgrudar os olhos dela durante o filme. Apesar do filme ser baseado num romance clássico da literatura chinesa, o filme é dela. 



 É imperdível a performance da atriz ou você pretende perder uma dança de Shu Qi com cabelos ao vento sob a luz do luar? 

Na seqüência inicial o diretor Stephen Chow mostra sem pena como impactar a platéia. Quando ele lida com uma menina cujo pai finge se afogar, a facilidade como diretor consegue transitar de comédia a tragédia é de uma fluidez angustiante. Essa cena vai testar todo seu lado emocional, e ainda estou na dúvida se essa cena deveria estar lá. E isso estamos falando de um filme que seria primordialmente uma comédia, sem falar que essa mesma cena ainda conta com saltos de pessoas sobre passarelas e pontes frágeis e uma gangorra. 


No filme também existem toda aquela galeria de personagens loucos, que o diretor costuma criar, cenas impagáveis com o humor irreverente, que costuma ser marca registrada do diretor.


O diretor liga sua montanha russa de criatividade, passeando por tudo que você possa imaginar ação, mitologia chinesa, comédia, fantasia, romance e artes marciais. Também é possível notar que aos poucos o nível de CG dos filmes asiáticos vem evoluindo a cada filme, e neste filme alguns dos efeitos já são quase convincentes. 

Nem tudo pode ser elogio, porque me pergunto quantas vezes mais a palma do Buda vai aparecer em um filme. Com tantas lendas e mitologias na cultura chinesa quantas vezes iremos também ver o Rei Macaco? Em 2014 vou vê-lo de novo em The Monkey King novo filme onde Donnie Yen será o Rei Macaco. 

Rumores dizem que este filme seria o início de uma trilogia ou até mesmo uma quadrilogia, e que Stephen Chow estaria pensando em filmar os outros romances, mas acho bem difícil ainda mais sem a presença tão marcante como foi Shu Qi neste filme. Mas deixando isso de lado Journey to the West: Conquering the Demons (2013) é uma viagem imperdível ao mundo de Stephen Chow que está no ápice de seus talentos e incríveis loucuras. Não perca este filme que é diversão garantida.



1 comentários:

Amei demais o filme, amei mesmo! Já esperava isso sendo algo do Chow. Shu Qi excepcional, ri demais com ela, e concordo com você sobre o impacto dela nesse filme. Será que de alguma forma ela estará na sequência? A única coisa que me deixou um pouco chateado foi o fato de Stephen Chow não assumir o papel de nenhum dos personagens. Já li notícias dizendo que ele estará no próximo, e isso é muito bom! Aguardo ansioso, e enquanto isso assistirei a esse filme mais umas trocentas vezes hahah =P

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site