segunda-feira, 26 de maio de 2014

Stoner (1974) o encontro histórico de Angela Mao e Sammo Hung com o ex-James Bond George Lazenby

Posted by Cândido Augusto on 17:09


Existem filmes que entram para a história do cinema pelos mais variados motivos, um deles é o caso de Stoner (1974), também conhecido como The Shrine of Ultimate Bliss, A Man Called Stoner, e Hong Kong Hitman ou seu nome chinês 鐵金剛大破紫陽觀, no Brasil seu eu não estiver enganado tiveram a brilhante idéia de chamá-lo de O Super Homem Do Karatê

Também é impossível falar sobre esse filme sem passar um pouco pela história que o envolve, e nesses crossovers históricos do cinema. Um filme que reúne nomes como George Lazenby, Angela Mao, Sammo Hung, Raymond Chow e a Golden Harvest. 

Pode se dizer que George Lazenby deve ser o ator mais azarado do cinema, além de perder o papel de James Bond depois de 007 A Serviço Secreto de Sua Majestade (On Her Majesty's Secret Service, 1969), também não teve a chance de trabalhar com Bruce Lee. Assim que Bruce Lee terminasse a filmagem de O Jogo da Morte (Game of Death, 1978), filme que seria lançado por picaretas e aproveitadores cinco anos depois da morte de Lee, seu próximo projeto seria STONER. 

A Warner Brothers já estava pronta para co-produzir e distribuir o filme, e já tinha um orçamento de marketing em torno de 10 milhões de dólares, algo astronômico na época. Já que os dois filmes anteriores de Bruce Lee O Voo do Dragão (Way of the Dragon,1972) e Operação Dragão (Enter the Dragon, 1973) foram um sucesso estrondoso. E a idéia de ter Bruce Lee vs James Bond deixava qualquer produtor sorrindo de orelha a orelha, já existiam até slogans "É Lee! É Lazenby! É Bruce Versus James Bond!". No entanto a morte prematura de Bruce Lee durante as filmagens de Game of Death em 1973, chocou a todos. E provocou a queda da industria cinematográfica de Hong Kong.

Sem Bruce Lee que era a maior estrela do mundo na época do filme, outro ícone do cinema Sonny Chiba se recusou a assinar o contrato para o filme, assim que soube da morte de Lee. A Warner Brothers também pula fora e assim o filme perdeu sua grande distribuição nos cinemas em todo o mundo. Raymond Chow também corta o orçamento da produção do filme, sobrando apenas o ex-James Bond George Lazenby como "estrela". Como todos sabem Lazenby não é muito bem visto por boa parte dos fãs de James Bond, mas fazia sucesso em sua terra natal Austrália e também na Ásia, eu mesmo a primeira vez que assisti 007 A Serviço Secreto de Sua Majestade (On Her Majesty's Secret Service, 1969) e isso faz tempo chamei ele de "George Lambança". 



STONER, é o primeiro dos três filmes do qual Lazenby tinha contrato com os estúdios Golden Harvest. Posteriormente seriam lançados mais dois filmes, onde a participação de Lazenby era diminuída a cada filme. The Man From Hong Kong (1975), onde Lazenby é o vilão do filme por incrível que pareça ele convence como vilão, ainda mais chamando o herói do filme para porrada no meio da história. The Man From Hong Kong é o filme mais James Bond de todos com direito a música tema e tudo, seqüências de ação quase interruptas como uma luta violenta dentro de um restaurante e uma perseguição de carros frenética fazem desse filme a versão Hong Kong de James Bond. Na seqüência temos A Queen’s Ransom ou International Assassin (1976) onde Lazenby é um terrorista da Irlanda que lidera um grupo de mercenários mortais para assassinar a rainha da Inglaterra, esse o único que não assisti mas só por essa premissa já vale o filme. 


Mas vamos para STONER, para o lugar de Bruce Lee é chamada nossa querida Angela Mao, estrela de clássicos obrigatórios das artes marciais como The Invincible Eight (1971) , Hapkido (1972), e Dance Of Death (1976) que conta com as coreografias de Jackie Chan. Sem falar que ela participou de Operação Dragão (Enter the Dragon, 1973). Também é chamado o mestre Sammo Hung, que ficou encarregado da coreografia e cenas de ação do filme. E pode ter certeza amigo leitor que Sammo Hung colocou Lazenby para trabalhar!!!. 

Outra atriz que estava no projeto desde do início é Betty Ting Pei , essa sim uma polêmica garantida já que foi ela quem deu o comprimido Equagesic uma forte aspirina à base de drogas, causando a morte de Bruce Lee em seu apartamento. 


No filme Lazemby é Joseph Stoner um policial linha dura estilo Dirty Harry, que parte numa viagem de vingança a Hong Kong para acabar com uma quadrilha de traficantes responsáveis pela morte de sua irmã por uma droga afrodisíaca e alucinógena chamada "a pílula feliz". Ao mesmo tempo, a agente taiwanesa Angela Li Shou-Hua (Angela Mao) investiga o mesmo caso. 

A quantidades de elementos de James Bond no filme, dão um toque especial a essa produção que pode ser considerada B, mas que acaba ganhando status de item de colecionador depois de quarenta anos. Pode-se dizer que esse é o primeiro 007 - O Amanhã nunca Morre (Tomorrow Never Dies, 1997) vinte três anos antes. 

Não se deve esquecer realmente a idade deste filme com todo o climão dos anos setenta, a irmã de Stoner é vista no começo do filme em uma longa cena de orgias, nudez, e uso de drogas. Somado a isso funky music e um design psicodélico dão o ar de antiguidade do filme. 

Chegando em Hong Kong, Stoner já está sendo vigiado pelos capangas do vilão Mr. Chin (Joji Takagi) que se comporta no melhor estilo dos vilões da franquia James Bond, lembrando bastante o Dr.Kananga de Com 007 Viva e Deixe Morrer (Live and Let Die, 1973). Sendo coincidência ou não, o segundo vilão principal se chama Mr.Big feito por um dos atores que melhor sabem interpretar um vilão, o mestre coreano de hapkido Hwang In Shik. Para relembrar ele está no filme O Lorde Dragão (Dragon Lord, 1982) com Jackie Chan. 


O policial Stoner não perde tempo e vai a um bordel em busca de uma prostituta, infelizmente perderam a chance quando Lazenby pede uma bebida de soltarem a famosa frase "shaken not stirred". Na saída Stoner é atacado pelos capangas de Mr. Chin incluindo Sammo Hung, pode se notar que George Lazenby realmente teve que suar no filme, já que faz a maioria das lutas sem dublê e pode se dizer que as lutas tem longas seqüência e sem cortes!!!. 

Realmente é espantoso o que Lazemby conseguiu fazer nessa sua trilogia para a Golden Harvest. Tanto que ele na época deu declarações como: "Tenho trabalhado todos os dias por duas horas e tenho corrido três milhas a cada manhã para entrar em forma para o papel. É a forma mais desgastante de atividade de combate de cinema no mundo. Você não pode ser lento ao lado desses especialistas." 

E para marcar a presença de um ex-James Bond no filme, ele vai para a cama com a vilã do filme feita pela polêmica Betty Ting Pei. Dizem as más línguas que essa cena é praticamente uma encenação sobre as circunstâncias da morte de Bruce Lee, adicionando ainda mais curiosidade sobre o filme. 


Tanto Stoner (Lazenby) quanto Angela Li (Angela Mao), tomam rumos diferentes de investigação sobre os traficantes e só acabam se encontrando nos últimos 40 minutos de filme. Hoje em dia acaba sendo hilário o primeiro encontros dos dois, porque lembra demais um episódio do Chapolin, e também a trilha sonora que usa alguns efeitos de Moog fora de hora que acaba causando algumas risadas. 

Dos filme que já assisti com Angela Mao posso dizer que ela nunca esteve tão bela quanto neste, talvez por estar sorrindo mais. Mas aqui ela também consegue transmitir qualquer coisa apenas com seu olhar, não preciso nem dizer que a grande estrela do filme é Angela Mao com uma participação especial de um ex-James Bond. 


É interessante notar que não aparece uma arma de fogo ao longo do filme, tudo sendo resolvido na porrada no melhor estilo Hong Kong. E com certeza as coreografias não estão datadas, outra curiosidade é Lazenby que começa o filme com aquele bigode gigante e depois para não ser reconhecido pelos capangas se livra dele, como se um ocidental de 1,88 m de altura passasse desapercebido em Hong Kong. Isso também marca sua mudança de comportamento já que ele começa o filme mais violento, e depois sem bigode está sorridente e debochado. 

A dupla é capturada na fortaleza do vilão e a tal droga é injetada em Stoner, os dois são trancafiados em uma jaula e Stoner sob o efeito da droga tenta atacar nossa querida Angela Mao, e pode ter certeza é nocaute para ele. Já que o filme não pode ser feito com Bruce Lee, então nossa Angela Mao é a única atriz oriental que já nocauteou um James Bond!!!!. 


A quantidade de lutas é para deixar qualquer fã do gênero pancadaria satisfeito, Lazenby está na maioria das cenas sem dublê, lutando mais que em sua fase 007. Mas é Angela Mao que dá um show a parte tendo uma luta apoteótica contra o ator Hwang In Shik, no meio do fogo. Fica até difícil acreditar que ninguém se feriu nessa cena. 


 Stoner (1974) acaba se tornando cada vez mais um item de colecionador com o passar do tempo, e diga-se de passagem um item raro de se conseguir. Acredito que o único meio atualmente é pela Amazon tentando conseguir o The Angela Mao Ying Collection, que inclui este filme. Então quem possui sua cópia em DVD a partir de agora vai guardar ainda mais esta relíquia a 007 chaves...rs. E quem ainda não conhecia fica a dica, um filme raro que vai agradar tanto os fãs de James Bond como os amantes de uma boa pancadaria old school Made in Hong Kong.


0 comentários:

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site