sábado, 13 de outubro de 2012

50 Anos de 007 agradeça também ao "tio" Pierce Brosnan

Posted by Cândido Augusto on 12:42


Bond comemora 50 anos com o lançamento de todos seus filmes em Blu-Ray, mas essa comemoração grandiosa, se deve boa parte a um dos atores que melhor soube personificar o personagem e ainda conseguiu unir gerações Pierce Brosnan. 

Parece que foi ontem que o filme Goldeneye era lançado mas lá se vão 17 anos. Acredito que todos sabem que Pierce era para ser James Bond a muito mais tempo. Em 1981 quando foi ao set de filmagens de 007 Somente para seus Olhos, acompanhar sua esposa Cassandra Harris o produtor Albert Broccoli quando o viu disse: "Se ele puder atuar, será meu novo Bond". Brosnan não pode esperar e confirmar a promessa, pois já tinha recebido convite para o papel na série Remington Steele.

E quando Roger Moore anunciou que não faria mais filmes de James Bond, Brosnan estava impedido de assumir o lugar, dando a vaga para o ator shakespeariano e descabelado Timothy Dalton. Sem Pierce Brosnan a franquia James Bond poderia ter afundado, já que com Timothy Dalton o personagem tinha virado praticamente um policial, chegando ao cúmulo de enfrentar simples traficantes e só não houve um terceiro filme com Dalton devido a problemas de direitos autorais sobre a obra de Ian Fleming, Dalton preferiu rescindir o contrato a ter que esperar. 

Somente em 1994 tínhamos um novo Bond, agora sim não haviam dúvidas de que Pierce Brosnan era capaz de trazer todo glamour e público que a franquia necessitava. Trouxe novo fôlego a série que amargava um desgaste que parecia irreversível, conseguiu personificar o sarcasmo e cinismo de Sean Connery e a ironia de Roger Moore, acrescentou um ar insolente e petulante. Algo que só mesmo alguém com a aparência dele poderia, já que esteve na lista de homens mais sexy do mundo por várias vezes. 

Graças a ele o púbico masculino conseguia levar as namoradas para assistir um filme de James Bond. Com Goldeneye (1995) uma nova era é inaugurada o personagem chega ao novo milênio, totalmente atualizado chegando depois da queda do muro de Berlin, fato que não foi ignorado pelos roteiristas. Mostrando as conseqüências na sociedade russa, com a proliferação de máfias criminosas e os problemas no seu novo sistema econômico. O papel de igualdade das mulheres na época não é deixado de fora, Bond agora tem uma chefe mulher na figura da premiadíssima atriz Judi Dench com M. 

 Alguns dos diálogo mais marcantes da série fazem parte desse filme, quando Judi Dench (M) , diz para Bond: "Acho você machista, um dinossauro misógino, uma relíquia da guerra fria"

Alias vários dos melhores diálogos de todos os tempos estão neste filme como o do ator Robbie Coltrane que faz o papel ex-KGB Valentin Zukovsky, o ator já disse em entrevistas que pagaria para dizer um diálogo como esse: "Walther PPK, 7.65 mm, só conheço três pessoas com uma arma dessas, e dois deles eu já matei." 

 Tudo neste filme funciona com perfeição a atriz Famke Janssen consegue entrar para a galeria das Bond Girls inesquecíveis com sua ensandecida Xenia Onatopp apenas com uma frase "Desta vez, Sr. Bond, o prazer vai ser todo meu!" 


Isso sem falar nas cenas de ação, o que dizer de uma perseguição com tanque devastando tudo pelas ruas de São Petersburgo, e aquela paradinha para Bond ajeitar a gravata. Essa paradinha para ajeitar a gravata já definia tudo, James Bond estava de volta em grande estilo. 

 Depois com 007 O Amanhã Nunca Morre (1997) conseguem repetir o sucesso e ainda introduzir uma das mulheres mais atuantes de toda a história do personagem Wai Lin interpretada pela maravilhosa Michelle Yeoh, para fãs de filmes made in Hong Kong foi um deleite absoluto. 

Pierce segue com sucessos de 007 O Mundo Não é o Bastante (1999) e com o filme de maior bilheteria até então 007 Um Novo Dia Para Morrer (2002), até hoje é um enigma a saída de Brosnan, boatos dão conta que os produtores queriam baixar o salário de Brosnan para poderem ter mais lucros. Mas a verdade ninguém sabe porque a desculpinha que o personagem estava desgastado não cola até hoje. Já escrevi sobre isso num post anterior.

 Infelizmente hoje em dia James Bond virou uma cópia descarada de Jason Bourne e Jack Bauer, mas cada geração sempre terá o Bond que merece. 

Existe uns grupinhos que formaram a religião "Daniel Craig", e quem se opuser a isso será considerado como "falso fã" da série. Então amiguinhos geração Y e Z antes de ficarem xingando as pessoas que curtem a era Brosnan e acham ela a melhor, e ficarem pelos grupos e fóruns dizendo que os filmes de Brosnan são os piores de todos, e bom pensarem um pouco mais, porque sem Pierce Brosnan talvez hoje em dia vocês não teriam nada, nem sua "jason bournenização". Deve ser os mesmo fanboys que arremataram a sunga usada por Daniel Craig em Casino Royale que foi vendida por R$ 145 mil num leilão. 

 Essa teoria que não interessa o ator e sim o personagem, é pura burrice. Pierce Brosnan acrescentou glamour, cinismo e ironia como ninguém, seu talento e carisma deram ao personagem toda a força para Bond chegar a uma nova era. Pelo menos Pierce Brosnan era fã da franquia e um de seus filhos se chama Sean Brosnan, então amiguinho agradeça a "Tio" Brosnan por você ainda estar assistindo um personagem com 50 anos de existência.


0 comentários:

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site