domingo, 9 de setembro de 2012

Os Mercenários 2 (The Expendables 2, 2012)

Posted by Cândido Augusto on 18:16


Mercenários 2, não é um filme qualquer é um evento. É uma declaração de amor aos filmes dos  anos  80 e o melhor presente que um ator poderia dar aos seus fãs.  E aquele tipo de filme que você reúne seu time de amigos "Mercenários" e se diverte como nunca. O cinema de Hollywood está doente e Stallone é a cura.

Muitas resenhas vão aparecer, mas eu vou fazer a minha da perspectiva do fã, de alguém que cresceu vendo filme desses caras, e não tenho vergonha e nem medo de dizer que tenho a coleção Rocky e Rambo na minha estante com muito orgulho.

Milhares de resenhas vão surgir sobre Mercenários 2, até de pessoas que não viram nem uma parte dos filmes dos atores envolvidos neste filme, querendo apontar erros de roteiro e outras problemas, não adianta os "pseudos" especialistas em filmes ficarem apontando defeitos do tipo de onde surgiu aquele aeroporto. Até mesmo gente bem conhecida e que vive de cultura pop, dizendo que nunca tinha ouvido a voz de Chuck Norris original, brincadeira hein, sinal de que não tem um DVD do Chuck Norris na prateleira.

Todos os méritos vão para Stallone, sempre a critica desejou o fim de sua carreira. Querendo ou não vocês vão ter que engolir. Para cada vinte filmes "intelectualóides cabeça", surge apenas um do Sly para acabar com a alegria desses críticos. Eu sinceramente não entendo porque esses críticos que odeiam tanto Sly, assistem os filmes dele. Até mesmo o famoso crítico Rubens Ewaldo Filho que massacrou o primeiro Mercenários.

Façam um favor aos fãs, fiquem vendo seus filmes iranianos cabeça, Sly não fez Mercenários 2 para vocês. E nem adianta vir retrucar pois já vi filmes como Paris, Texas (1984) e a Trilogia das Cores do cineasta polonês Krzysztof Kieslowski, e gostei.

Mercenários 2, é tudo o que há de melhor dos anos 80, frases de efeito, bordões, diálogos e referencias mil, talvez muitas delas só o pessoal que está nos seus 30 anos ira entender. Mas mesmo para quem não viveu essa época, mas respeita e sabe da importância desses caras para o cinema, sabe agora o que é um filme dos anos 80, você agora faz parte dessa história.

A aparição de Chuck Norris no filme é a melhor entrada que o cinema já produziu em décadas, ainda mais tocando a música de Ennio Morricone, do filme Três Homens em Conflito (The Good, the Bad and the Ugly,1966). Sinceramente é coisa mais foda que você vai ver em anos, se você não viu os filmes de Chuck Norris como McQuade - O Lobo Solitário (1983),  a trilogia Braddock  ou até mesmo não viu um episódio de Walker, Texas Ranger (Serie de TV 1993–2001).  Se mata ou então corre atrás do tempo perdido. Porque agora a bíblia Chuck Norris Facts ganha mais um fato:

  “Ouvi rumores de que você foi mordido por uma cobra” – Barney Ross (Stallone)
“É… Mas depois de cinco dias de dor agonizante… A cobra morreu” – Booker (Chuck Norris)



Já não é de hoje que Stallone anda salvando a carreira do velho Schwarzenegger, desde da piadinha "Biblioteca Schwarzenegger" isso em 1993. Mas pelo visto no filme o velho Arnold está mais do que enferrujado, acho que nem com esse empurrão dado por Sly a carreira do exterminador austríaco volta aos holofotes. Bruce Willis está intimidador como no primeiro filme, mas nesse aqui ele faz parte da ação, agora sem o Nakatomi Plaza.


Novamente o "ninja" da galera é Jason Statham, seus diálogos com Sly são impagáveis, as cenas de luta e coreografias de Statham e seu combate contra Scott Adkins são o ponto alto. Dignas dos melhores filmes de Hong Kong. Um pouco estranho de se ver, já que Jason Statham já foi coadjuvante nos filmes de Jet Li. E todos nós sabemos que Jet Li ganharia de Jason com uma mão amarrada nas costas. Se existe defeito no filme, é novamente a curta aparição de Jet Li.


Jean-Claude Van Damme se deu muito bem fazendo o vilão "Villain", ele criou um personagem cruel, assassino e sanguinário sem muito esforço, a luta de Van Damme contra Stallone, apesar de ser filmada meia no breu, é mil vezes melhor que a luta de Batman contra Bane, claro que sem comparações de um filme com outro, são propostas diferentes. Mas em termos de coreografia de luta de um filme blockbuster, Mercenários 2  ganha disparado.


As piadas com Dolph Lundgren são outro ponto alto, até mesmo um colega meu foi surpreendido com as piadinhas de engenharia química para cima de Dolph, mas ele na vida real, tem mestrado em engenharia química pela Universidade de Sydney e o famoso teste de QI do ator deu 160 pontos. Mesmo assim eu ainda olha para esse cara e vejo ele falando "Se morrer, morreu".

A atriz Yu Nan faz muito bem seu papel, ainda mais num filme de ação dessas proporções. Eu particularmente teria escolhido Michelle Yeoh, mas como as cenas de lutas são praticamente monopolizadas por Jason Statham, a essa altura estaria reclamado das poucas cenas de luta de Michelle. Terry Crews e Randy Couture estão até meio deslocados no meio desse elenco dos sonhos, Couture bem mais. Mas também que vai ao cinema ver Randy Couture?. Tem o novato Liam Hemsworth mas quem se importa com isso?

Para quem é fã desses atores e viveu os filmes dos anos 80, Mercenários 2 é tudo aquilo que você imagina e muito mais. É uma resposta ao certinho e politicamente correto cinema atual. E daí que os efeitos estão meio toscos, e daí que a fotografia está estranha, se você é aquele tipo de pessoa que vai ao cinema procurando defeitos no filme como diria um dos personagems de Sly “Você é um cocô".

Stallone não fez um simples filme, ele deu um presente aos fãs de todos os atores envolvidos neste projeto. Mercenários 2 é melhor que o primeiro, e o que faz desse filme um espetáculo, e ver a alegria desses caras de estarem fazendo aquilo que mais gostam, o filme brinca com todos os clichês criados por esse atores ao longos dos anos, e não se leva a sério.

Stallone é um grande ator e diretor, e não precisa provar nada, ou alguns críticos já esqueceram que tiveram que dar o braço a torcer para Stallone com o filme Cop Land (1997)?. Todos os personagens que Sly  interpretou sempre tiveram um lado mais humano, e você vê isso também em Barney Ross de Mercenários 2. Querendo ou não gostem ou não, Stallone tem que ser respeitado do mesmo jeito que fazem com Clint Eastwood. Porque Stallone vai ser lembrado até depois do apocalipse zumbi confiram:



Pode parecer exagero mas posso dizer que se tivesse morrido depois de assistir o filme, ia morrer feliz da vida. E que venha Mercenários 3, com Wesley Snipes e porque não Jackie Chan?..Ele poderia aparecer com irmão do Jet Li. E por favor nada de Nicolas Cage, é muito melhor chamar Steven "Yngwie Malmsteen" Seagal para vilão. Não espere o filme sair em DVD ou Blu-Ray corra para o cinema enquanto é tempo, reuna seu time de mercenários porque os anos 80 estão de volta.



0 comentários:

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site