segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Special ID (Dak siu san fan / 特殊身份, 2013) resenha do novo filme de Donnie Yen

Posted by Cândido Augusto on 17:27


O herói Donnie Yen está de volta!!!. Filmes de artes marciais tem que ser feito por quem sabe, Donnie Yen volta ao estilo de filmes que muitos fãs esperavam, em ambiente urbano. Special ID (特殊身份, 2013) traz de volta a variedade de estilos de luta que Donnie Yen domina. O precursor no cinema dessa mistura de estilos foi Bruce Lee, já em Operação Dragão (Enter the Dragon, 1973) já víamos cenas de artes marciais mistas, imaginem se Bruce não tivesse morrido o nível que ele teria alcançado. 

Em uma antiga entrevista a um site Donnie Yen foi perguntado sobre quais seriam os melhores filmes de artes marciais de todos os tempos e Operação Dragão está entre eles: 

"Operação Dragão (Enter the Dragon, 1973) e A Fúria do Dragão (Fist of Fury, 1972) , porque é estrelado pelo meu ídolo de todos os tempos, Bruce Lee. A Vingança do Filho Pródigo (The Prodigal Son, 1981), estrelado por Yuen Biao, e dirigido por Sammo Hung. O Mestre Invencível (Drunken Master, 1978) , com Jackie Chan, dirigido por meu Sifu, Yuen Woo-ping ele criou um novo estilo de comédia de kung fu. Heróis do Oriente (Heroes Of The East, 1978) , por Lau Kar-Leung. E outro que não é tecnicamente um filme de kung fu, mas eu amei o último filme Rocky, Rocky Balboa muito comovente, e a última luta foi incrível!." 

Special ID (特殊身份, 2013), tem algumas mudanças, que pode não agradar a todos. Quem tem os filmes como Comando Final (Saat po long / S.P.L/ Killzone, 2005) e Flashpoint (2007) como seus prediletos vai notar algumas diferenças. Mais tentativas de humor e mudanças para humanizar e tirar aquele ar fodão dos personagens anteriores que Donnie já fez. 


As vezes funciona outras não, talvez pelo roteiro meio truncado e arrastado. O filme não tem o mesmo ritmo ágil de Flashpoint (2007) por exemplo. Mas em se tratando de cenas de luta, Donnie continua com sua perfeição em cada cena.

Sinopse: Chan (Donnie Yen) um policial disfarçado em uma das gangues do submundo mais cruéis da China. O líder da gangue, Xiong (Collin Chou) tornou como sua prioridade eliminar os infiltrados do governo. Como camaradas disfarçados de Chan desaparecem, um por um, Chan teme que ele será o próximo. Sua verdadeira identidade é conhecida por uma outra força policial com a qual ele tem que colaborar com um caso. 

Special ID (特殊身份, 2013) já abre com uma cena de luta, entre Donnie Yen e Ken Lo. O Muay Thai de Ken Lo contra o Jiu-Jitsu de Donnie Yen. Se bobear o ator Ken Lo deve estar em 9 entre 10 filmes feitos na Ásia, impossível alguém nunca ter visto a cara desse ator. 


A realização desse filme segundo alguns sites foi conturbada, talvez por isso tenha um roteiro inconstante. O diretor Clarence Fok, não tem grande obras em seu currículo e foi chamado meio que as pressas para substituir Tan Bing o diretor original. 

Outro ator que pulou fora foi Vincent Zhao (A Lenda /Su Qi-Er / True Legend, 2010) que originalmente seria o vilão do filme entrando no seu lugar Collin Chou. Outro problema foi o mau aproveitamento de Collin Chou, alguns esperavam uma revanche contra Donnie, já que Collin estava em Flashpoint (2007). O máximo que temos é uma luta curta e sem graça contra a atriz Jing Tian que interpreta a policial chinesa Fang. Rumores dizem que Collin Chou não quiz uma cena longa, porque não queria sua imagem associada a alguém que surra uma mulher tão frágil quanto a atriz Jing Tian.

Falando na atriz Jing Tian, ela manda muito bem em suas cenas coreografadas, sua agilidade e flexibilidade são espantosas. Mas o que incomoda é que o par romântico entre Jing Tian e Donnie Yen nunca se concretiza, muito flerte para absolutamente nada. Nem sua caneca da Hello Kitty num por do sol ajudou. 


Mas é na hora da ação que o filme mostra ao que veio. A cena de perseguição de carros do qual Jing Tian participa já pode ser considerada uma das melhores perseguições de carro de 2013. A cena poderia estar em um filme de James Bond como 007 - O Amanhã Nunca Morre (Tomorrow Never Dies, 1997), a cena lembra os bons momentos de Michelle Yeoh. Estrangulamentos, chave de braço e perna dentro de um carro fazem da cena uma das melhores do ano. O coordenador das cenas de perseguição é Bruce Law, que estará coordenando outro filme de ação que promete "The Raid 2: Berandal"


A luta final entre Donnie Yen e Andy On (A Lenda /Su Qi-Er / True Legend, 2010) , é violenta e extrema. Mas é inevitável evitar a comparação com Flashpoint (2007) e Comando Final (Saat po long / S.P.L/ Killzone, 2005), que continuam sendo duas obras primas do cinema de artes marciais. 


Special ID (特殊身份, 2013) acabou sendo afetado por problemas externos e roteiro. Mas deixando isso de lado, todos os elementos que aprendemos a gostar nos filmes de Donnie Yen estão lá, cenas de lutas extremas e espetaculares. E a adição da bela Jing Tian, lembra os melhores momentos da série de filmes Police Story com Jackie Chan e Michelle Yeoh ou a época de Donnie na série Perseguição Explosiva (In The Line of Duty 4, 1989)

 E recado para um crítico mané, que adora destacar que Donnie Yen está envelhecendo, você está assistindo o filme errado seu lugar é lá em bobagens como Man of Tai Chi e 47 Ronin. A velocidade e agilidade de Donnie Yen continuam intactas. E pelo ritmo de trabalhos de Yen, ele não deve desacelerar tão cedo.







Donnie estará na continuação de o Tigre e o Dragão que começa a ser filmado em março de 2014 ao lado da sempre maravilhosa Michelle Yeoh. Sem falar na continuação de S.P.L que pretende reunir num mesmo filme nomes como Tony Jaa, Sammo Hung e Donnie Yen. Não perca Special ID um filme feito por um verdadeiro artista marcial.

Leia também a resenha completa dos filmes:

       

5 comentários:

Consegui assistir a esse filme. Não gostei das tentativas de humor mencionadas na resenha. Achei muito forçado.

Esse filme foi conturbado mesmo, mudança de diretor que saiu brigado com o ator. Também não gostei muito dessa puxada para o lado do humor e as vezes fora de hora. Mas mesmo assim é um filme de artes marciais melhor do qualquer coisa feita em hollywood. Vamos aguardar e ver como vai ser a presença de Donnie Yen na continuação do Tigre e o Dragão esse promete.

Certo, estava vendo no IMDB que Donnie Yen tem vários filmes engatilhados e isso é maravilhoso. O problema é que não conseguimos ter acesso a esses trabalhos por aqui de uma maneira "normal". Será que o cinema de Hong Kong não tem nenhum interesse nesse mercado?

Ana não só o nosso mercado como o de hollywood também, o descaso com esses filmes é de longa data, Bruce Lee teve que deixar a América e ir para Hong Kong para depois ter reconhecimento na América. E também tem um pouco de racismo já que não "convém" um herói asiático como protagonista. Mas em alguns anos o cinema asiático pode ser uma ameaça a hollywood o público mudou e não aceita mais atores fingindo que lutam, tem filmes de vários países se destacando como The Raid: Redemption (2011) da indonésia que humilha qualquer filme de ação americano.

vejo todas as noites esse filme...andy on é o proximo heroi

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site