domingo, 16 de junho de 2013

As melhores cenas de perseguições de carros do cinema

Posted by Cândido Augusto on 17:23


Em época de Velozes e Furiosos 6, que por sinal está muito bom, é cinemão pipoca elevado a 6 com ótimas cenas, elenco afiado, sem falar na presença da Michelle Rodriguez saindo na porrada com Gina Carano e uma cena com um tanque de guerra, que não vemos desde de 007 Goldeneye (1995)

Um coisa que anda fazendo falta no cinema, é a destruição de carros reais. Destruir e explodir um carro digital, não tem graça, mesmo eu sendo a favor dos efeitos, isso devia ser dosado. Então resolvi fazer uma lista com as melhores perseguições da história do cinema, alguns podem concordar com a lista outros não. Mas o que todo mundo concorda é que está fazendo falta a destruição de carros de verdade, e se de quebra o patrimônio alheio explodir junto melhor ainda. Não vou fazer essa de "TOP", porque cada filme teve sua época e importância, os filmes vão por ordem de data. Segue então os melhores filmes de perseguições de carros já produzidos começando com: 



 1968 - Bullitt:  "Se você for a San Francisco certifique-se de trazer seu mustang", deveria ser essa uma das estrofes daquela musiquinha enjoada chamada If You are Going To San Francisco da banda The Mamas and the Papas. Se você quer que sua perseguição de carro entre para história do cinema, faça ela em São Francisco. O filme Bullitt está em praticamente todas as listas de melhores cenas de perseguição de carros de todos os tempos. Steve McQueen persegue dois gangsters em seu Ford Mustang pelas famosas ladeiras de San Francisco, fontes dizem que os dublês teriam chegado a velocidades de aproximadamente mais de 160 kph. O filme ganhou o Oscar daquele ano de Melhor Edição e não é para menos. (LINK YOUTUBE)
_________________________________________________________________________________


1974 - 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro (The Man with the Golden Gun): Uma das mais inesquecíveis seqüências de perseguição em um filme de James Bond (Roger Moore), rouba AMC Hornet Hatchback vermelho de uma concessionária em Bangkok, Tailândia, a fim de resgatar Mary Goodnight (Britt Ekland). Nessa perseguição ele faz um incrível salto em 360 graus sobre uma ponte, tirando a famigerada idéia de colocar aquele som idiota na hora da manobra, a cena é impressionante. O dublê "Bumps" Willard estava ao volante desta manobra, pensada originalmente como um teste para um novo software de simulação do laboratório aeronáutico. Esta cena permanece e pelo visto permanecerá por muito tempo, como a manobra mais incrível já registrada por uma câmera. Isso sem falar no clássico e hilário co-piloto o xerife de Louisiana JW Pepper (Clifton James), e sua frase "You're that Secret Agent!". (LINK YOUTUBE)

_________________________________________________________________________________


1977 - Agarra-me se puderes (Smokey and the Bandit):  Ter Ferrari é para os fracos!!! Quem nunca quis ter o famoso carro do Bandido o Pontiac Firebird Trans Am. Por isso eu digo Burt Reynolds deveria ser chamado para Velozes e Furiosos enquanto é tempo, que tal um versão de "Mercenários sobre rodas". Esse filme é um clássico absoluto, com uma trilha sonora cativante a cargo do próprio Jerry Reed que faz o amigo do Bandido, Cledus "Bola de Neve" Snow. A franquia é uma trilogia já que depois vieram Desta Vez Te Agarro (Smokey and the Bandit II, 1980), e Agora Você não Escapa (Smokey and the Bandit III, 1983) que mesmo sem Burt Reynolds, manteve todo o essência da franquia, claro que muito se deve ao personagem xerife Buford T. Justice (Jackie Gleason) novamente um xerife...rs, e a música tema do xerife é perfeita. O filme era a alegria da sessão da tarde, um trabalho perfeito de dublagem, sem falar que os títulos nacionais são melhores que o original. A cena do salto de carro de um lado de uma ponte quebrada para o outro, destruiu completamente o carro que estava sendo filmado, O filme foi dirigido por Hal Needham , o primeiro dublê de Hollywood a se tornar um diretor de cinema. (LINK YOUTUBE)

_________________________________________________________________________________


1980 - Os Irmãos Cara-de-Pau (The Blues Brothers):  O que falar desse filme, é meu filme de cabeceira é um ícone da cultura pop. Já perdi a conta de quantas vezes já revi esse filme outro clássico absoluto dos anos 80. O famoso Dodge Monaco de 1974 que eles chamam de Bluesmobile, com motor V-8. As cenas de perseguição foram filmadas nos domingos e feriados, aquele centro de compras chamado Dixie Mall em Harvey Illinois foi realmente destruído. Em entrevistas o diretor John Landis disse: "Eles haviam construído aquele centro de compras gigante, que faliu rapidamente, então escolhemos esse shopping gigante e vazio. E me orgulho em dizer que fomos o primeiro filme a destruir um shopping!". As perseguições de carros são umas das mais fodas já filmadas, você realmente se sente dentro daquele Dodge Monaco, até agora nenhum diretor superou essa sensação de estar dentro do carro, como foi feito neste filme. Na última meia hora do filme, eles aceleraram seu carro em direção ao centro de Chicago, enquanto são perseguido por vários carros da polícia, algumas fontes dizem que foram destruídos aproximadamente 103 carros, recorde que foi batido na sequência Blues Brothers 2000 (1998). (LINK YOUTUBE)

_________________________________________________________________________________



  1986 - Stallone Cobra: Uma coisa é certa Stallone prevê o futuro, todo mundo gosta de colocar esse filme como absurdo e apelativo, mas este filme previu como seria a violência da maioria das cidades principalmente no Brasil. Vai me dizer que a bandidagem de hoje em dia, não está exatamente como retratada neste filme?. Você é do time que acha esse filme ruim?...então "Você é um cocô". Esse filme é uma obra prima do politicamente incorreto, é também criou uma das cenas mais icônicas de perseguição de carros. O famoso carro Ford Mercury Monterey 1950, que podia muito bem mudar seu nome para "Ford Mercury Stallone" e para que acha o nitro coisa só de Velozes e Furiosos confira o filme. Detalhe a parte o carro pertencia mesmo a Stallone.. Mais tarde em Mercenários (2010) Stallone retorna com o Ford F-100 1956. (LINK YOUTUBE)

_________________________________________________________________________________


 1995 - Thunderbolt: Alguns podem estranhar a presença desse filme, mas não é de hoje que Jackie Chan é fã de carros, Jackie havia participado de uma corrida em Quem não corre, voa (The Cannonball Run,1981), comédia com elenco estelar como Burt Reynolds, Roger Moore, Farrah Fawcett, Dom DeLuise, Dean Martin e Sammy Davis Jr. E com Thunderbolt Jackie retorna as corridas, com os carros Mitsubishi FTO e um Nissan Skyline, as perseguições não deixam a desejar. Só a cena de Jackie treinando troca de marchas já vale o filme. (LINK YOUTUBE)

_________________________________________________________________________________


 1996 - A Rocha (The Rock):  Um filme de Michael Bay? Sim amigos leitores, Bay quando é controlado funciona. E neste filme não tem nada que possa dar errado. Lembram da primeira regra sobre perseguição de filmes? Michael Bay não esqueceu e levou tudo para as ladeiras de San Francisco, é a a força bruta de um Hummer dirigido por ninguém menos que Sean Connery, contra a Ferrari de Nicolas Cage e aquela cena que você coloca seu home theater no máximo. Aqui tem de tudo desde homens com cadeira de rodas, velhinhas passando tudo que se possa colocar no caminho de carros em perseguição. A melhor frase é a de Sean Connery dizendo que só pegou o Hummer emprestado. (LINK YOUTUBE)

_________________________________________________________________________________


 1997 - Pacificador (Peacemaker):  Filme esquecido na maioria das listas, mas contém uma das grandes perseguições de carro no cinema. Na perseguição de carro em Viena, o carro dirigido por Clooney é um Mercedes, detalhista dizem que quando a perseguição é vista de dentro do carro, ele está dirigindo um BMW série 5. Bom, detalhes a parte essa seqüência de ação é extremamente bem conduzida a cargo da diretora Mimi Leder, o filme foi uma tentativa de transformar George Clooney em astro de filmes de ação, para mim deu certo. A cena onde Clooney desse do carro para matar um dos bandidos é de uma frieza poética. Clooney poderia ter sido astro de ação, sem qualquer dúvida. Não lembrem de Batman e Robin (1997)..rs (LINK YOUTUBE)

_________________________________________________________________________________


 1997 - O Amanhã Nunca Morre (Tomorrow Never Dies)Esse filme não tem uma, mais duas das melhores seqüências de ação da franquia James Bond, é aquele tipo de cena que vai ficar na sua memória para sempre, ao contrário desse atual Bond pasteurizado, que só serve para copiar cenas de outros filmes. Em O Amanhã Nunca Morre a cena em Hamburgo na Alemanha tem o famoso carro BMW 750iL, acionado por controle remoto. A cena de perseguição tem todos os elementos da franquia Bond em um só lugar. Temos gás lacrimogêneo, cortador de cabos de aço, foguetes e choques elétricos, ao final da cena quando o carro cai do telhado em frente a uma vitrine de alugueis de automóveis e o sistema de alerta diz com uma voz feminina: "Parabéns por uma viagem segura!" a cara que Pierce Brosnan faz é impagável, como já disse em algumas matérias, não é qualquer um que nasce para ser James Bond. A segunda seqüência de perseguição emocionante é pelas ruas de Saigon, ou melhor telhados também. Algemado juntos, Bond (Pierce Brosnan) e a agente chinesa Wai Lin (Michelle Yeoh) que roubam uma motocicleta BMW R1200 motocicleta para fugir dos seqüestradores liderados por Stamper. Ponto alto o salto por cima do helicóptero e a derrapagem num beco sem saída, garante sem sombra de dúvidas como uma das melhores seqüências já filmadas. (LINK YOUTUBE)

_________________________________________________________________________________


1998 - Ronin: Uma das exigências do diretor John Frankenheimer era: "só quero usar carros de verdade". Só por essa declaração você já vê que ele, não estava para brincadeira. Frankenheimer é mestre em criar filmes clássico é dele o filme Operação França 2 (1975). Mas para mim é com o filme Ronin que ele chega ao seu ápice em termo de perseguição de carro. Perseguições em alta velocidade pelas ruas e túneis de Paris e até na contra mão, dão a este filme clima realista ao extremo. Repare no mestre Robert De Niro e as expressões que ele faz nas perseguições, que dão ainda mais verossimilhança a cena. Um Peugeot 406 azul dirigido pelo mercenário Sam (Robert De Niro), contra a um BMW M5 preto, conduzido por Deirdre (Natascha McElhone), em uma alta velocidade, pelas ruas parisienses e por um túnel de metrô sob o rio Sena. Outra cena impactante é em Nice, França, orquestrada por Sam e Vincent (Jean Reno), a fim de interceptar uma maleta de aço. A perseguição envolveu, principalmente, um Audi S8, um BMW M5 e Mercedes Benz 450SEL. Este filme figura também como um dos mais realistas já filmados. (LINK YOUTUBE)

_________________________________________________________________________________


1998 - Máquina Mortífera 4 (Lethal Weapon 4):  O diretor Richard Donner também não poderia ficar de fora, a perseguição em Máquina Mortífera 4 é inesquecível, sem falar na cena impagável onde Riggs (Mel Gibson) diz que precisa de uma sirene. Um carro Pontiac Grand Am 1999 é usado, ponto alto a cena onde o carro atravessa um escritório, e depois volta para a pista. (LINK YOUTUBE)

_________________________________________________________________________________


  2008 -  O Procurado (Wanted): Tudo bem aqui, já temos alguns efeitos digitais. Mas quem resiste a Angelina Jolie dirigindo um Dodge Viper SRT-10. Só essa perseguição já é melhor, que todo o marasmo do filme 60 Segundos (Gone in Sixty Seconds 2000). Que também é um filme que só interessa pela presença de Jolie. Impossível não entrar para as cenas inesquecíveis Angelina Jolie deitada num capô do carro atirando, e fetiche para ninguém botar defeito...rs (LINK YOUTUBE)
_________________________________________________________________________________

 Curiosidades e Menção honrosa: Não sei se existe alguém que seja fã de perseguição com caminhões, mas se houver confira o filme A Estrada Alucinante ( Black Dog 1998) com Patrick Swayze. Como menção honrosa fica para A Identidade Bourne (The Bourne Identity, 2002) e seu Mini Cooper, a cena é muito bem conduzida e editada. Mas como pertence a esse estilo de cenas que são filmadas com mal de parkinson, e esse estilo não me agrada nem um pouco. Fica apenas a menção honrosa.

‪#‎BurtReynoldsFastFurious8 ‬, ‪#‎BanditRun ‬, ‪#‎BurtReynolds‬ , ‪#‎fastfurious8

3 comentários:

Já vi todas, mas acho que a perseguição em A Supremacia Bourne também merece um destaque.

A melhor foi bad boys 2, sensacional e não está aí, uma pena.

A melhor foi bad boys 2, sensacional e não está aí, uma pena.

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site