domingo, 5 de maio de 2013

Substituir Robert Downey Jr em Homem de Ferro 4 ?

Posted by Cândido Augusto on 13:30

"Ah, é bom estar de volta", com essa frase em Homem de Ferro 2 (2010), Robert Downey Jr mostrava o quanto adora o que está fazendo. Ao som da banda AC/DC com a música Shoot To Thrill, essa cena se torna a fusão perfeita entre ator e personagem. Robert Downey Jr gosta e muito do que faz e os fãs mais ainda. Downey Jr está no inconsciente coletivo como o cara mais legal, divertido e carismático do cinema. Talvez outro ator com o perfil parecido seria Charlie Sheen, mas que não conseguiu os mesmo feitos de Downey Jr. 

 Pode haver alguns spoilers caso você ainda não tenha visto o filme. Homem de Ferro 3 (2013) consagra de vez o homem por trás da armadura. Tony Stark é o foco desta terceira parte, com direção de Shane Black que já foi roteirista de filmes como Máquina Mortífera (1987) e O Último Boy Scout (1991). Shane não fez feio e entregou um grande filme, mesmo havendo momentos inevitáveis em que você fala "Máquina Mortífera!!", principalmente na parte final entre James "Rhodey" Rhodes e Tony Stark, que relembram a parceria de Mel Gibson e Danny Glover e seus personagens Martin Riggs e Roger Murtaugh. 



A atriz Gwyneth Paltrow (Pepper Potts) também tem seu momento "Máquina Mortífera", relembrando a atriz Rene Russo e sua Lorna Cole. Já que é um pouco forçado a tentativa de transformar sua personagem Pepper Potts em "Bad Ass Girl" mas a barriga tanquinho de Gwyneth Paltrow vale a cena...rs. Curiosidade ela salva Tony Stark na última hora igual a Mulher Gato em Batman?!!....bom deixa pra lá...rs 



A pior coisa de Homem de Ferro 3 foi somente sua trilha sonora, pode esquecer bandas como Black Sabbath ou AC/DC, neste terceiro filme a coisa ficou feia.

 A famosa polêmica sobre o personagem Mandarim (Ben Kingsley), virou uma histeria nerd, cheia de especialistas, que parecem que acompanham Homem de Ferro a várias décadas. Algo que sabemos que não é verdade, já que esse especialistas surgiram de 2008 para cá. Uma das melhores criticas que eu li sobre Homem de Ferro 3 está no site Macaco Malandro. E a visão que os roteiristas deram ao personagem Mandarim não foi a ideal mais foi a mais adequada. 

Eu cheguei a ir numa sessão de Homem de Ferro 3, que saiam nerds gritando e xingando o personagem Mandarim. Não sei quem é o autor mas a melhor piada sobre toda a polêmica "Mandarim" foi essa imagem: 


 Mas o foco dessa matéria é a temida situação na qual já se fala na substituição Robert Downey Jr como Homem de Ferro, o ator atualmente com 48 anos estará com certeza em Vingadores 2, mas Homem de Ferro 4 está em negociação. Segundo Downey Jr:

 "Chega um momento que um ator quer buscar coisas novas", disse Downey recentemente à revista "Empire". "Por outro lado, eu adoro esses caras (da Marvel) e adoro os filmes". 

 Claro que uma boa renegociação de salários faria Downey Jr pensar com carinho, mas sabemos que essas renegociações costumam ser catastróficas. Como alguns boatos que dizem que foi essa a situação para a saída de Pierce Brosnan de seu papel de James Bond, no documentário Everything or Nothing The Untold Story of 007, Pierce diz que recebeu um simples telefonema dizendo "Você não estará no próximo filme". Existiam conversas sobre mais um filme de despedida de Pierce mas não rolou. E a conseqüência foi, uns detestaram a entrada de Daniel Craig como novo Bond, e a chamada "nova geração" aplaude de pé. Estamos preparados para um novo rosto na armadura?..bom, eu não!!

 E o personagem Homem de Ferro se aproxima cada vez mais da franquia James Bond, será que a Marvel é assim tão legal que vai liberar uns milhões a mais de lambuja?. Robert Downey Jr é o Sean Connery da Marvel com todas as regalias da casa. Pelo bom senso é melhor liberar esse dinheiro, ou a Marvel acha que alguém teria ido assistir Vingadores sem a presença de Robert Downey Jr ?. E imaginar que o personagem de Tony Stark já foi oferecido a atores como Tom Cruise, Clive Owen e Sam Rockwell.  

Também está na hora dos produtores pararem com a famosa desculpa esfarrapada: "O personagem é mais importante do que qualquer ator que o intérprete", quando você ler essa frase no futuro pode ter certeza que algum idiota achou que o salário do ator era alto demais, e pensou, vamos chamar outro mais barato ou dar reboot. Eu acho que quando um imbecil diz essa frase acaba desmerecendo todo o trabalho do ator que deu alma, personalidade e carisma a um personagem. E quem gosta muito de dizer essa frase que depois não reclame de filmes como: O Fantasma (1996), Batman & Robin (1997) , Demolidor - O Homem Sem Medo (2003). 

 Eu aguardo Homem de Ferro 4 com a presença de Robert Downey Jr, pela idade do ator que estará com 50 anos nessa época, infelizmente possa ser o filme de despedida do ator, já que há boatos que o ator Jake Gyllenhaal possa ser o próximo Tony Stark ou até mesmo assumir a armadura em Homem de Ferro 4 no final do filme como parte da trama. 

 Em entrevista ao talk-show de Jon Stewart, do canal americano Comedy Central, Downey Jr. disse que vai se sentar com executivos da Disney e da Marvel para renegociar seu contrato, e completou a frase com uma piscadinha de olho, no estilo Tony Stark.

 Tony Stark ou melhor Robert Downey Jr é praticante de Wing Chun, com otimismo ele poderia estar em Homem de Ferro 5, já que ele estaria em forma. Se Sean Connery fez 7 filmes como James Bond também incluindo 007 - Nunca Mais Outra Vez (Never Say Never Again, 1983) porque Downey Jr não pode? 

Nem sempre foi assim, todo mundo sabe dos problemas que Downey Jr já teve e como é surreal imaginar esse cara sendo preso, mas em 1996 Downey Jr era preso pela primeira vez por posse de drogas. No ano seguinte, em Culver City, Califórnia ele foi novamente detido devido às drogas. 


Ele também foi preso por suas repetitivas reincidências e violações da condicional. De 1996 a 2001, Downey foi continuamente acusado de posse de drogas e vários abusos de substâncias.

Talvez por isso a cena de Homem de Ferro 2 (2010) onde ele depõe no congresso, seja tão emblemática, é Robert Downey Jr exorcizando seus demônios e lavando a alma da época onde vivia constantemente nos tribunais. Onde personagem e ator se misturam como nunca.


Por essas e outras parece que Stan Lee criou esse personagem para Robert Downey Jr e seja tão impossível imaginar outra pessoa no lugar. 

Bom pelo menos não surgiu ninguém dizendo para colocar o filho de Downey chamado Indio Falconer Downey para próximo Tony Stark, como foram os rumores com o filho de Pierce Brosnan.  Filho de peixe costuma não dar muito certo, como o caso do Jason Connery filho de Sean Connery, bem que ele tentou em Meia-Noite em Moscou (Midnight in St. Petersburg, 1995) na época do VHS e locadoras esse filme tinha a propaganda estampada "O Filho de Sean Connery" mas nem com uma ajuda de Michael Caine a carreira de Jason Connery não deu muito certo.

Muitos gostam da frase ninguém é insubstituível, no mundo empresarial até dizem que, as pessoas são os ativos mais importantes das empresas. Mas as pessoas certas.E com isto, geram os melhores resultados. Alguém já conseguiu substituir Bruce Lee? Beethoven? Ghandi? Elvis Presley?. E Robert Downey Jr é a pessoa certa gerando resultados, então qual o problema?

Estou de saco cheio de tanto pseudo especialistas reclamando de Homem de Ferro 3. Está todo mundo farto de substituições e não está na hora de aposentar Robert Downey Jr como Homem de Ferro, e como o ex-roteirista de Máquina Mortífera está participando: "Were not too old for this Shit" (Não estamos velhos demais para essa merda) mesmo essa frase não sendo da época dele..rs. E para quem ficou orfão do rock roll em Homem de Ferro 3 esse clipe é perfeito:


2 comentários:

até parece que o gyllenaal teria competencia o suficiente para ser tony stark , tony stark só existe um que é robert downey jr.

Discordo do Homem de Ferro 3 ser um filme bom. Tô escrevendo um post para o meu blog, achei o seu pela pesquisa dessa imagem do Mandarim glu glu glu que eu vou colocar no post. Conheci o blog do Macaco Malandro nesse Domingo, propus parceria a ele, já adicionei ele a minha lista de blogs que aparecem no meu blog. Gostaria de fazer parceria também?
Meu blog é o ozymandiasrealista.blogspot.com.br, um adiciona o outro a "Minha lista de blogs" que apareçe na direita.

Aguardo resposta.

Força e honra.

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site