quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Guarda Costas e Assassinos (Bodyguards and Assassins, 2009)

Posted by Cândido Augusto on 20:31


Mais um clássico de Donnie Yen, desta vez um filme baseado em personagem reais como Sun Yat-sen um líder revolucionário chinês, que foi fundamental na derrubada da Dinastia Qing em 1911, a última dinastia imperial da China. Muitos podem estar se perguntando "Mais uma resenha de um filme de Donnie Yen?". E porque não?.

Como no post do filme 14 Blades (2010), eu ainda defendo a tese de que Donnie Yen não lança filme ruim desde 2004, mesmo esse filme tendo sido lançado a um bom tempo, não poderia deixar de comentá-lo. Este segue um caminho completamente diferente de outros filmes estrelados por Donnie. Foi dirigido por Teddy Chen, mais conhecido por aqui pelo filme Espião Por Acidente (2001) com Jackie Chan.

Com uma temática nacionalista, aborda a época de 1905 na China, época essa em que o imperialismo Britânico era amparado pela corrupção da Dinastia Qing. O personagem de Sun Yat Sen já foi usado em outros filmes e é considerado como “O pai da China moderna”.

Fãs de pancadaria non-stop podem ir se acalmado porque Donnie Yen só dá o ar da graça depois de uma hora de filme, se você quer pancadaria direto é melhor ir assistir Flash Point (2007) também de Donnie.

Este filme é um drama político mais centrado nas atuações, com destaque para grande ator Wang Xueqi, você provavelmente deve lembrar dele como o vilão do fantástico filme Reino de Assassinos (2010). 


Mas nem por isso não há momentos de ação. O filme praticamente se divide em dois, na primeira metade temos a apresentação dos personagens e da segunda metade do filme em diante temos uma verdadeira carnificina sangrenta e política, no melhor estilo morte ou glória.

Grandes cenas ficarão na sua memória como a da escadaria onde o mestre Liu Yubai com um leque de ferro, que não deixará passar nenhum dos assassinos. O personagem Liu Yubai foi interpretado pelo ator Leon Lai, que mesmo não sendo lutador na vida real garantiu um espetáculo visual.


 Donnie Yen enfrenta o ator Cung Le (Sa Zhenshan) que é lutador de MMA na vida real, numa cena com muita correria e direito a movimentos de parkour. Segundo palavras do próprio Donnie na época:

"Ao rodar este filme, eu estava pensando parkour é um esporte muito popular, e quando ele foi mostrado em um filme de James Bond, ele não foi feito muito bem", disse Yen. "Eu disse Peter Chan," Nós construímos uma obra tão gigantesca [e] gastamos tanto dinheiro. Por que não filmar uma cena de luta graciosa de parkour? "


Segundo alguns sites Donnie trabalhou mais de 24 horas seguidas no último dia das filmagens, a fim de terminar a seqüência antes de Cung Le tivesse que voltar para os EUA.  Donnie é mestre em criar cenas onde você acaba nem piscando para não perder nenhum movimento.

Até mesmo a popstar Li Yuchun que interpreta Fang Hong garante cenas de grande impacto e agilidade.


Só mesmo o personagem do gigante Mengke Bateer um chinês profissional de basquete que foi um pouco mal aproveitado ele interpreta  Wang Fuming um monge pária do mosteiro de Shaolin.



Este filme vai prender sua atenção ao logo de suas duas horas, com um elenco de estrelas e uma história de um lider que mudou o destino de um país. O filme é vencedor do Hong Kong Movie Awards de 2010.

O CGI ficou a cargo da produtora Fat Face Production Limited de Hong Kong, que criou grandes cenários e paisagens sem exageros, os efeitos estão na medida, aquele tipo de efeito que só mesmo quem curte softwares 3D vai perceber. Quem é ligado em efeitos especiais pode curtir um Making Of dos efeitos  neste site:

http://www.fatface.hk

Curtam o trailer e se preparem porque mais filmes de Donnie Yen serão lembrados por aqui.




0 comentários:

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site