quarta-feira, 11 de julho de 2012

As Várias Faces de Batman no Cinema

Posted by Cândido Augusto on 20:19


Com 73 anos de criação Batman continua atual, e gerando discussões. Desde de que Bob Kane criou o personagem em 1939, não imaginaria que o herói seria apontado como o culpado por não existir um filme da Liga da Justiça. Com a tão desejada fim da era Christopher Nolan por parte dos produtores, temos o último filme  Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, que se lança como a conclusão épica da trilogia. Não é de hoje que Batman passa por desafios nas telas.

1943 - Quatro anos após ter surgido nas HQs, um seriado pavoroso de 15 capítulos era lançado pela Columbia Pictures batizado por aqui de O Morcego, dirigido por Lambert Hillyer, e tendo os atores Lewis Wilson como Batman e Douglas Croft J. como Robin, Carrol Naish interpretou o vilão, um personagem exclusivo, chamado Dr. Daka. O enredo apresenta Batman, um agente do governo das EUA, tentando derrotar os agentes japoneses do Dr. Daka, no auge da Segunda Guerra Mundial.

1949 - Com o título A Volta do Homem-Morcego (Batman and Robin) Batman agora era interpretado por Robert Lowery e Robin vivido pelo ator John Duncan que na época já havia passado dos trinta anos. Das HQs, entram em cena a fotógrafa Vicki Vale (Jane Adams) e o Comissário Gordon (Lyle Talbot).

O enredo é ainda mais doido o anti-social Professor Hammil cria um controle remoto capaz de controlar todos os veículos da cidade. Um misterioso sujeito conhecido como Mago rouba o aparelho. Os roteiros dos episódios são assinados pelo próprio Bob Kane, George H. Plympton, Joseph F. Poland e Royal K. Cole.



1966 -  Uma das versões mais conhecidas mundialmente e que acabou virando cult, não é para ser levada a sério, e nem era. O próprio produtor William Dolzier disse que só faria a série se fosse uma comédia. E desligando o senso crítico da para curtir e se divertir com algo tão sem noção como essa série.

Os vilões roubavam a cena, o Coringa de Cesar Romero era impagável, visualmente parecido ao personagem das HQs, mesmo com Romero recusando terminantemente raspar seu bigode para o papel. Sem falar nas cultuadas atrizes que viveram a Mulher Gato como Lee Meriwether, Julie Newmar e Eartha Kitt. Praticamente os saltimbancos mascarados.  Adam West como Batman e Burt Ward como Robin, Burgess Meredith como o Pinguim e Frank Gorshin como o Charada fizeram a alegria de muitos. Essa série divertida, também contribuiu com o que viria a aconter com o Batman por anos no cinema. Ao longo de vários filmes Batman teve sua cena roubada pelos vilões.


 
1989 -  Uma das grande polêmicas da época foi a escolha de Michael Keaton, além de não ter porte físico, ainda por cima tinha cara de psicopata ou melhor ele era o besouro-suco (Beetlejuice)!!!. Sua interpretação de Bruce Wayne encarnou  um milionário excêntrico e abobalhado, mas diga-se de passagem que o Batman de Keaton dá de 1000 a zero no de Val Kilmer.

Coerência com os quadrinhos é algo que você pode esquecer assistindo este filme, o único personagem que segue as HQs é do ator Michael Gough  vivendo o mordomo Alfred Pennyworth, tanto que ele consta em todos os outros filmes até 1995.  Como sempre o vilão se destaca, o Coringa de Jack Nicholson rouba o filme duas vezes, em atuação e na porcentagem dos lucros. Na época, Jack embolsou 65 milhões. A parte boa foi a versão sombria de Gotham City criada pelo diretor Tim Burton e Kim Basinger no auge de sua beleza vivendo Vicki Vale, mas foi graças a  Frank Miller e sua obra prima a HQ Cavaleiro das Trevas (1986) que a trupe do diretor Tim Burton conseguiu sair do papel. Pela primeira vez era inaugurada a Batmania, tudo relacionado ao personagem era lançado fazendo o delírio dos fãs da época.

1992 - Batman O Retorno mantinha tudo que foi idealizado no primeiro filme, a atuação de Keaton neste filme melhora um pouco, já vemos menos do besouro-suco, e uma atuação mais controlada de Keaton. Novamente o vilão é o chamariz. Agora a Mulher-Gato vivida por Michelle Pfeiffer, rouba a cena precisando apenas dizer "miau". Tida até hoje como a melhor Mulher Gato de todas, e mesmo com a escolha de Anne Hathaway para a nova produção, talvez permaneça por um bom tempo. A própria Michelle Pfeiffer afirmou à revista Empire que está ansiosa para ver o desempenho de Anne, segundo Michelle: "Anne Hathaway tem a dubiedade necessária para fazer uma ótima Mulher-Gato. Ela consegue misturar o humor com toda a carga sombria da personagem”, afirmou Pfeiffer. Temos também o O Pinguim de Danny DeVito, que lembra muito o filme Nosferatu de 1922, tanto que o personagem de Christopher Walken (Max Schreck), é o nome do ator que interpretou Nosferatu. Humor negro, frases de efeito garante a diversão do filme, e a melhor coisa de todas não temos o Robin.



1995 - Batman Eternamente, para começar a escolha de Val Kilmer para viver Batman, é a pior de todas, completamente inexpressivo e sem carisma, como Bruce Wayne não convence ninguém, e como Batman tem cara de Bicudo, o Lobisomem (1967). Tudo dá errado neste filme até o diretor Joel Schumacher que seria uma promessa, já que vinha de filmes como Um Dia de Fúria (1993) e O Cliente (1994), em teoria seria uma boa escolha.

Mas a pedido dos produtores Joel Schumacher resolve amenizar o tom dark e o humor negro, até atores de primeira linha como Tommy Lee Jones (Duas Caras) e Nicole Kidman (Chase Meridian), se perdem em interpretações muito aquém do que estamos acostumado a ver. Para piorar temos o Robin de mais de 30 anos na fuça interpretando por Chris O'Donnell, dando munição a todos os detratores de Batman e as constantes piadinhas gays. Não dá nem para dizer se Jim Carrey (Charada) atuou ou estava drogado, tamanho o absurdo que foi visto. Para completar ainda temos a música  "Kiss from a Rose" de Seal num filme de Batman. Para mim esse filme consegue ser pior que seu sucessor Batman & Robin (1997), por tentar ser sério. Muitos podem não concordar, mas para mim este é o pior filme do Batman.


 


1997 - Batman & Robin, aqui tudo descamba de vez, considerado o pior filme de heróis de todos os tempos e ganhador de várias fambroesas de ouro. A escolha de George Clooney para Batman parecia boa idéia, como Bruce Wayne ele até teve pequenos lampejos de interpretação, e como Batman ele ficava bem de máscara e só. A intenção desse filme não era seriedade, para assistir esse filme hoje em dia temos que aceitar a piada. Isso aqui é uma comédia trash carnavalesca que faz paródia com o seriado de 1966 agora com super elenco, melhor que o filme anterior, por não tentar se levar a sério, bordões e frases de efeito estão de volta e são garantia de muitas gargalhadas. Atire a primeira pedra quem nunca repetiu os bordões deste filme!!!. Bizarrisses como o Bat-cartão de crédito e Arnold Schwarzenegger (Mr. Freeze) de pantufas cantando "I'm Mr.White Christmas, I'm Mr.Snow" garantem o pastelão. O que dizer de Uma Thurman (Hera Venenosa) atriz consagrada de filmes como Pulp Fiction (1994) e Jennifer 8 (1992) se perde junto com todos que embarcaram nessa canoa, pelo menos ela deve ter garantido uma nova casa na praia. Temos também Alicia Silverstone de (Batgirl) bom alguém lembra dela depois desse filme?



2005 - Batman Begins, agora era a vez do famoso psicopata americano assumir o papel de Cavaleiro das Trevas e Christian Bale não faz feio, mesmo sendo considerado o melhor Batman de todos, fica difícil comparações, já que os anteriores viraram piadas. Imaginem que o papel foi oferecido inicialmente a David Boreanaz, das séries (Bones, Buffy) ainda bem que ele achou que não valia a pena. O filme inaugura uma era. Cria uma mudança radical na forma como eram feitos filmes sobre super-heróis. O diretor Christopher Nolan quebra um dos principais tabus nesse tipo de filme "as pessoas morrem", como na vida real. Neste filme explora o medo e os lugares mais turvos do psicológico de cada personagem. Mesmo usando vilões do segundo escalão com intenção de focar mais no herói, vilões como Ra's al Ghul interpretado por Liam Neeson e O Espantalho feito pelo pouco expressivo Cillian Murphy, Nolan consegue criar um thriller  impactante e ainda satisfazer até o fã mais xiita de quadrinhos. Também é atribuído a Nolan uma praga que toma conta de hollywood a famigerada palavra "REBOOT", no caso de Batman era necessário. Um super elenco de apoio é escalado com atores consagrados que dão total credibilidade ao filme como Michael Caine vivendo Alfred, Gary Oldman (Jim Gordon) e Morgan Freeman como Lucius Fox. O ponto fraco fica por conta da sem sal Katie Holmes (Rachel Dawes) como o interesse amoroso de Bruce Wayne. Apesar do filme ser excelente, ninguém imaginava o que viria depois.

2008 - Batman O Cavaleiro das Trevas, aqui o fio condutor da trama é mesmo o Coringa de Heath Ledger, sua interpretação merecia o Oscar, até um especialista em exorcismo o reverendo Bob Larson afirma: "Ledger estava possuído pelo diabo quando interpretou o vilão. Ledger se entregou tanto ao papel do vilão psicopata que acabou sendo possuído. O ator baixou as defesas do seu corpo contra espíritos possessivos. O ator assumiu toda a maldade do personagem, perdendo o limite e controle." Teorias a parte tudo neste filme vai ao limite, anarquia e caos em um espetáculo impressionante, o filme lembra clássicos como Um Dia de Cão (1976) e Fogo contra Fogo (1995) de Michael Mann. Eu assisti esse filme no cinema e ainda lembro da reações das pessoas, ainda mais quando Harvey Dent interpretado por Aaron Eckhart mostrou sua face!!!!.

2012 - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, terceiro e último filme da série criada por Nolan. Optando novamente por escolher um vilão do segundo time como Bane (Tom Hardy), o diretor arrisca um pouco, Bane não é o preferido de nenhum fã, criado em 1993 ficou conhecido como o único vilão a ter causado dano mais grave ao Homem-Morcego, quando o deixou paralítico da cintura para baixo, ao quebrar-lhe a espinha. Bane nos quadrinhos também marca uma era, o fim da era de roteiristas criativos. De início escolha de Anne Hathaway para Mulher Gato causou estranheza muitos queriam Keira Knightley para o papel. Mas as noticias sobre Anne Hathaway são boas com declarações como essa: “Eu dou todos os tipos de chutes. Eu sei o roundhouse kick, o golpe de Chuck Norris um misto de artes marciais. E faço tudo isso de salto alto!”. Faltam pouco dias para conclusão da saga e para sabermos se um raio cai duas vezes no mesmo lugar. E se Nolam consegue superar o filme anterior. Pelos trailers vistos podemos esperar um grande filme.




A parte negativa é que podemos dizer adeus a era Christopher Nolan, e os fãs podem se preocupar já que um Reboot de Batman é o mais provável e bastante considerado pelos produtores para dar inicio ao filme da Liga da Justiça. E segundos palavras do próprio Nolan podemos perder qualquer esperança: 

“Não, nada a ver. Nós terminamos o que estávamos fazendo com o Batman. Esse é o fim da nossa interpretação desse personagem. Eu não tenho planos para fazer mais nada [relacionado ao personagem] e, certamente, nada envolvendo nenhum projeto da Liga da Justiça“, 

 Como eu já disse a muito tempo atrás na matéria "E Agora DC Comics", os produtores estão correndo atrás do prejuízo, imaginando que talvez consigam os mesmo lucros que a Marvel conseguiu com Vingadores. Batman volta a estaca zero, e tudo isso apenas para poder estampar o rosto do Cavaleiro das Trevas juntos aos membros da Liga da Justiça no McLanche Feliz.


0 comentários:

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site