quarta-feira, 30 de maio de 2012

Helldriver (2010)

Posted by Cândido Augusto on 12:48


Desde que George Romero criou seu clássico definitivo A Noite dos Mortos Vivos (1968), é praticamente impossível dizer quantos filme sobre o tema zumbi foram feitos até hoje, está aí um trabalho que nenhum historiador se aventurou até hoje. Helldriver é uma das mais divertidas referencias ao estilo zumbi. Um George Romero com anabolizantes e milhares de litros de sangue. Para quem não está habituado com o estilo gore, e não viu os filmes como Tokyo Gore Police (2008), Vampire Girl VS Frankenstein Girl (2009), Gothic & Lolita Psycho (2010), Robo Gueixa (2009) entre outros, pode achar esse filme a maior loucura que já viu na vida. Mas o estilo gore asiático é isso mesmo, ou você ama ou odeia. Não é um estilo para todos os gostos e até quem assiste se sente meio discriminado. É um estilo para quem já se desprendeu a muito tempo do mainstream hollywoodiano, e encara com muito bom humor cada loucura deste gênero. Até mesmo Hollywood já flertou como esse estilo com incompreendido A Morte lhe cai Bem (1992) com o super elenco Meryl Streep, Goldie Hawn e Bruce Willis.

Até mesmo diretores atuais devem sua fama um pouco ao gore como Sam Raimi, conhecido por dirigir os filmes de Homem Aranha, tornou-se famoso depois de criar Uma Noite Alucinante - The Evil Dead (1981), e até mesmo Peter Jackson, que é conhecido por sua trilogía O Senhor dos Anéis, começou sua carreira como diretor na Nova Zelândia dirigindo os filmes splatter Bad Taste (1987) e Braindead (1992). HELLDRIVER é dirigido por Yoshihiro Nishimura mestre dos filmes gore, que também é responsável pelo clássico Tokyo Gore Police.

Atenção Spoilers !!!!. Se você não quer saber o que acontece no filme vá direto para as últimas linhas!!!

A adolescente protagonista Kika (Yumiko Hara) é filha de Rikka (Eihi Shiina) e para completar tem um tio pervertido nazista Yasushi (Kentaro Kishi), em uma das brigas em família, Rikka arranca o coração de Kika, cena que lembra o filme A Morte lhe Cai Bem (1992), e nisso elas são atingidas por um meteoro !!!!!.  Rikka acaba virando uma rainha zumbi no processo.



 Uma névoa misteriosa cobre metade do norte do Japão, transformando aqueles que inalam-no o gás em vorazes zumbis que passam a devorar a população sobrevivente. Esses zumbis tem uma peculiaridade como um chifre em forma de "Y" na testa, talvez uma alusão a inicial do nome do diretor Yoshihiro Nishimura. 

Mergulhados no caos, o Japão se divide em dois, a metade sul do país, onde a população permanece intocado pelo gás mortal, vive atrás de uma parede fortificada, enquanto a metade norte vive num campo de concentração de zumbis infectados, com prisões onde os não infectados podem visitar seus entes queridos. Uma sátira social a Coréia do Norte quem sabe?. Os soldados do governo usam um capacete estilo Pyramid Head (Cabeça de Pirâmide) de Silent Hill.

 
As forças políticas estão em um impasse sobre se os mortos vivos devem permanecer protegidos na esperança de curá-los ou exterminados como uma praga. Já que as famílias dos infectados organizam um grupo de defesa dos direitos zumbis !!!. E até mesmo a igreja é contra, já que de certa maneira essas pessoas estão vivas ainda.  

 
Kika, que está sem seu coração, e acaba sendo ressuscitada pelo governo que decide transformá-la em uma arma andróide caçadora de zumbis. Kika usa uma katana motoserra !!!. 


 Ela se une a um grupo incluindo Taku (Yurei Yanagi) que dirige um orfanato para crianças cujos pais se tornaram zumbis, e um garoto sem Nome (Mizuki Kusuki) que quer encontrar sua irmã desaparecida. Esses dois últimos vivem de roubar os chifres em forma de Y dos zumbis e vende-los no mercado negro, já que o chifre dos zumbis são usados como droga alucinógena tipo o crack e são tão instáveis como nitroglicerina o usuário se não souber usar acaba explodindo, e isso vale muito dinheiro!!!.

 
Todos são capturados pelo novo primeiro-ministro, Osawa, que dá um golpe militar e vira o novo líder totalitário do Japão que decide exterminar a praga zumbi. 

  
As propagandas feitas pelo governo na televisão são divertidíssimas. Avisando aos "crakeiros" zumbis os perigos da droga.



Kika e seu grupo são enviados a área zumbi para caçar a rainha Rikka. São imediatamente atacados por cabeças voadoras zumbis!!!. E com ajuda de um ex-policial Kaito (Kazuki Namioka) que leva o grupo ao que parece ser um clube zumbi!!!. Os zumbis estão tentando estabelecer sua própria sociedade. Há sobreviventes humanos que os zumbis escravizaram e entre elas está irmã do garoto sem nome. E nessa parte que começa o desfile de personagens que deixaria o escritor Howard Phillips Lovecraft morto de inveja se fosse vivo. 

O carro zumbi é uma das idéias mais loucas que eu já vi em muito tempo, mas não para por aí. Temos também o avião zumbi!!!!!!!. Com isso temos uma cena onde está chuvendo zumbis!!!. Não vou nem detalhar outros, para não estragar demais a surpresa de quem ainda não assistiu.


 
A morte do primeiro ministro é homenagem direta ao filme A Noite dos Mortos Vivos (1968) de George Romero. O CGI é e provavelmente o ponto fraco da produção, e sempre será se não perderia a graça, mas aqui certos detalhes passaram da medida, já que até para uma simples chuva usaram efeitos, e uma simples fumaça também. Mas são detalhes que não fazem diferença e com um orçamento estimado de US$ 600.000, HELLDRIVER é um viagem louca um clássico instantâneo. O diretor Yoshihiro Nishimura certamente se superou. É uma explosão criativa de idéias loucas e transloucadas, uma comédia de humor negro, um épico apocalíptico com ação gore-splatter non-stop.

Altamente recomendado ao amantes de George Romero, Resident Evil, Silent Hill, The Walking Dead e REC.  E também aos  ouvintes de bandas como Slayer, Cannibal Corpse, Carcass, Napalm Death entre outras. Confiram o trailer:


                 

0 comentários:

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site