sexta-feira, 16 de março de 2012

...Era Uma Vez no Humor

Posted by Cândido Augusto on 16:18


O humor no mundo está acabando, pelo menos o humor com classe e inteligência já acabou. Pode parecer uma análise pessimista, mas se pararmos realmente para analisar a atual situação é o que acontece. Para mim os pilares do humor se baseiam nos imortais Buster Keaton, Charlie Chaplin, na querida dupla Oliver Hardy e Stan Laurel, Jerry Lewis, Peter Sellers e Leslie Nielsen. Isso apenas para citar os medalhões, mas adiante citarei outros que me fizeram dar boas gargalhas e me divertir muito.

Buster Keaton - Infelizmente foi o que eu tive menos contato, também pela idade não daria!!..rs. Mas o humor de Keaton hoje em dia é representado por Jackie Chan. Keaton fazia muito uso de quedas, correrias e fugas, e Jackie é um grande fã de Keaton como ele mesmo já declarou "Eu só quero que as pessoas se lembrem de mim como eu me lembro de Buster Keaton", Ele diz também que gosta dos filmes mudos antigos pois mesmo sem som, os atores conseguem passar muitos sentimentos para a platéia,  E com certeza Jackie Chan conseguiu elevar isso ao máximo.


Charlie Chaplin - Gênio não existe mais nada a se falar, Chaplin foi ator,  produtor,  empresário, escritor,  dançarino, roteirista , regente de orquestra, diretor, filósofo e fundador da companhia cinematográfica United Artists, dono de um humor inteligente sentimental e  completamente puro, e quando digo que ele também foi um filósofo não estou brincando já que são deles frases do tipo:
 "Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror"

" A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."

Obras como “Carlitos, o vagabundo” (1915); “Em Busca do Ouro” (1925), “Luzes da Cidade” (1931) e  “Tempos Modernos” (1936) são inesquecíveis, eu desafio qualquer pessoa a não morrer de rir com paródia de Adolf Hitler que ele fez em “Grande Ditador” fica na mente para toda a vida um humor feito com inteligência sem apelar para nada. Existe um Chaplin mexicano mas eu comentarei mais a frente.

Oliver Hardy e Stan Laurel  - No Brasil conhecidos como o Gordo e o Magro foram uma das duplas mais queridas da história do cinema, com um humor inteligente e visual. Na época da mudança do cinema mudo para o falado muitos atores simplesmente desapareceram, mais a dupla atravessou essa transição sem problemas. A dupla soube combinar visual e os diálogos de forma perfeita e graciosa. Laurel com sua loucas tolices e seu olhar inocente e melancólico  Hardy com seu jeito bonachão e impaciente.

Com a morte de Hardy, Laurel se retira do cinema. E como grandes histórias se cruzam ninguém menos que Jerry Lewis consegue tirar Laurel da reclusão. Um dos primeiros filme dirigidos e interpretados por Lewis O Mensageiro Trapalhão (The Bellboy, 1960) é inspirado em Stan Laurel.  Jerry Lewis consultou a opinião de Stan Laurel sobre o roteiro, e ele ofereceu a Lewis sugestões para o filme. Anos mais tarde surgiria o Gordo e o Magro italianos mas comentarei mais a frente.



Jerry Lewis - Meu humorista mais querido e o maior gênio de todos os tempos para mim, quando existia vida inteligente na Rede Globo, ou alguma alma com algum QI mais elevado, eles passavam os famosos "festivais" e num desses teve o Festival Jerry Lewis, foi meu primeiro contato com o humor de Jerry Lewis, muitos consideram humor pastelão eu não acho, o humor dele era refinado caras e bocas colocado num timing perfeito ele criava cenas de humor surreais como no filme O Terror das Mulheres (The Ladie's Man, 1961) a cena da sala branca com aquela mulher de preto e completamente surreal nem Salvador Dali teria imaginado daquele jeito vejam:




Os próprios americanos não entendiam o humor de Lewis, uma vez li uma frase que traduz isso era a seguinte: "Os americanos não entendem a própria cultura. Não é à toa que não entendem Jerry Lewis".  Jerry era idolatrado pelos franceses e por nomes como Jean Luc Godard e François Truffaut só por esses nomes não se precisa falar mais nada. Quando Lewis iniciou sua parceria com Dean Martin eu particularmente odiava, mesmo criança, quando o filme parava para entrar as músicas de Dean Martin eu xingava muito esse Sinatra de segunda...rs, mais o tempo passou e agora até ouço o álbum Dean Martin -  The Very Best Of The Capitol And Reprise Years.  E foi justamente sem a parceria de Dean Martin que Jerry criou sua obra prima para a história do cinema O Professor Aloprado (The Nutty Professor, 1963) uma adaptação genial do famoso tema O Médico e o Monstro" (Dr. Jekyll and Mr. Hyde),  Jerry da um show, sua interpretação está endemoniada  principalmente quando encarna o personagem Buddy Love um tapa na cara da critica que dizia que Jerry Lewis não sobreviveria sem Dean Martin, e no próprio Martin já que sua interpretação é uma sátira de seu antigo parceiro, coisa que Jerry Lewis nega. E uma critica social a sociedade muito apegada as aparências. Uma cena em que podemos ver os trejeitos de Dean Martin sendo satirizados por Lewis é quando ele canta a música That Old black Magic.


                                    


Anos depois esse filme salvaria do limbo a carreira do ator Eddie Murphy que adaptou o filme aos tempos modernos, trocando do culto a beleza pelo atual culto ao corpo, o filme foi produzido pelo próprio Jerry Lewis. Quem acha que Lewis é só humorista precisa assistir o filme Luta Pela Vida de 1987 um drama feito por Lewis baseado em fatos reais onde ele faz o papel de um pai que luta até o fim para salvar a vida de sua filha, atingida por uma rara doença. A única esperança está em uma droga ainda não liberada pelo governo, eu assisti e sinceramente não recomendo, não porque o filme é ruim, mas é um drama pesado com interpretações magníficas,  mas é um drama no verdadeiro sentido da palavra. Uma curiosidade que poucos lembram mas que chegou a passar na extinta Rede Manchete nos programas Lupu Limpim Clapla Topo apresentado pelo casal Lucinha Lins e Cláudio Tovar e  depois no Clube da Criança o desenho produzido pela Filmation, em 1970, Jerry Lewis (Will the Real Jerry Lewis Please Sit Down?) com Jerry Lewis como o único personagem inspirado na realidade ao lado de outros que são caricaturas do próprio Lewis.  Até mesmo a DC Comics aproveitou o sucesso da dupla Jerry Lewis e Dean Martin e entre 1952 e 1957 lançaram os gibis The Adventures of Dean Martin and Jerry Lewis, eu sinceramente, não sei porque o nome de Dean Martin vem na frente, ordem alfabética com certeza. Em 1966 Lewis abraçou uma causa nobre e criou e passou a apresentar o famoso Telethon, a maratona televisiva para arrecadar fundos para pesquisa e auxílio a quem sofre de problemas motores.


Peter Sellers -  O inesquecível inspetor Jacques Clouseau, o ator que era chamado de homem das mil faces, fazia a caracterização de vários personagens durante seus filmes, seu personagem de maior sucesso com certeza foi o inspetor Clouseau. Na série Pantera Cor de Rosa, fazia um humor físico e interpretava de forma magistral o personagem, com sua cara séria Sellers construiu um personagem inteligente e atrapalhado na minha opinião deve ter usado a teoria do caos, onde acontecem eventos praticamente imprevisíveis e caóticos. Todos os objetos em cenas viravam comédia nas mãos desse grande ator, vou destacar que o Inspetor Clouseau nas mãos de Sellers era apenas atrapalhado e não a interpretação idiota que Steve Martin fez no fiasco A Pantera Cor de Rosa de 2006.  Em 2004 foi lançado um filme chamado A Vida e Morte de Peter Sellers (Life and Death of Peter Sellers) onde o ator Geoffrey Rush faz o papel de Peter Sellers, Blake Edwards um dos diretores que trabalharam com Sellers disse que a atuação de Geoffrey Rush teria sido a maior interpretação que ele já tinha visto na vida. Edwards poderia estar exagerando um pouco, mas o trabalho desse ator realmente parece ser o próprio Sellers atuando.


Leslie Nielsen - Chegando a Hollywood em meados da década de 1950, e depois de dezenas de dramas e filmes sérios como O Destino de Poseidon e O Planeta Proibido, somente em 1980 este grande ator é catapultado para o hall dos grandes comediantes, depois de conhecer os loucos Jim Abrahams e os irmãos Jerry e David Zucker, vira sucesso mundial e sinônimo de sátiras hilárias como na comédia Apertem os Cintos o Piloto Sumiu! (Airplane!, 1980). Cria um novo estilo de humor a paródia, seu estilo de humor era até meio canastrão mais usou isso com uma maestria, podia até ser considerado um humor bobo, mas nunca idiota como estamos vendo nos dias de hoje. Nos presenteou com sucessos como a série Corra Que a Polícia Vem Aí, Todo Mundo em Pânico, Duro de espiar, Drácula - Morto Mais Feliz e A Repossuída com participação da própria Linda Blair, Também viveu o personagem dos desenhos animados Mr. Magoo na adaptação homônima para as telas. 

Não poderia escrever sobre humor sem falar em mais 3 grandes nomes, agora sim vamos a eles. Quando me referi anteriormente sobre o Gordo e o Magro italianos quem compartilha comigo os mesmo gostos acima, sabe que me referia a Bud Spencer e Terence Hill meus heróis de infância e acho que heróis de muita gente. Eles personificaram a essência e atualizaram a maneira  e o estilo de humor de Oliver Hardy e Stan Laurel. Eu sinceramente me emocionei quando vi este video abaixo, vi isso na época em que eles estiveram no Brasil e pensei que nunca mais veria.


Citei também o Chaplin mexicano e me referia a Roberto Gómez Bolaños, o criador de Chaves e Chapolin, um pessoa que consegue fazer as pessoas rirem das mesmas piadas por mais de 30 anos ininterruptos é um gênio, esse que muitos chamam de pequeno Shakespeare, criou sua forma de humor inocente, puro, clássico e atemporal. Acho que será impossível Silvio Santos dono do SBT, um dia tentar tirar esse programa do ar. Ele já tentou mas a quantidade de reclamações fez com que ele voltasse atrás. Segundo palavras de Bolaños: "As pessoas necessitam de diversão da mesma forma que necessitam de comida. E assim como devem se alimentar de coisas que não fazem mal, também devem se divertir com coisas saudáveis."

Mas e no Brasil?...no Brasil a maior força e genialidade do humor continuará sendo Os Trapalhões, e digo isso porque não surgiu nada depois deles que tenha alcançado o patamar desse quarteto, e nem surgirá. Eles foram a maior audiência da TV brasileira por anos seguidos, eu me pergunto até hoje, porque a TV Globo não reprisa os Trapalhões do mesmo jeito que o SBT faz com o Chaves, ao invés disso fica exibindo programas como BBB para pessoas com QI abaixo de zero, eu já li rumores que essa reprises não acontecem para não haver pagamento de direitos autorais as famílias dos comediantes Mussum e Zacarias, bom até pouco tempo estava sendo reprisado, só alguns quadros nada de mais no programa do Didi. Os Trapalhões eram conhecidos por suas sátiras a musicas famosas, uma curiosidade a parte é que o Mussum uma vez imitou a Tina Turner e isso é a coisa mais hilária de se ver. Só que tem um porem, ninguém acha esse material na net , nem fotos e muito menos o vídeo. Já foi criado até um orkut "Mussum de Tina Turner", mas até agora nada.

Mas vamos voltar a realidade, muitos podem estar dizendo que isso é só saudosismo, mas eu digo que não, porque simples saudosismo nos tira o foco da realidade. Nos dias de hoje temos o humor ridículo, vulgar sem nenhuma inteligência, humor baseado em piadas escatológicas de fezes e outras coisas nojentas, diálogos imbecis e grosserias. Os ditos "comediantes" que hollywood tenta nos empurrar são lixos como: Mike Myers, Adam Sandler, Ben Stiller, Owen Wilson (e seu nariz das trevas!!!!!) , Rob Schneider, e lógico Jim Carrey que algumas críticos ignorantes diziam que era o novo Jerry Lewis uma blasfêmia, com certeza esse ditos "críticos" nunca assistiram a um filme de Lewis. Jim Carrey é a personificação de tudo isso que escrevi acima, o que dizer de alguém que tem o filme Debi e Loide em seu currículo.

Acho que citar os filmes escabrosos dessa gangue daria uma coluna a parte. Hoje em dia para salvar o humor temos Jack Black mesmo sendo da geração dessas figuras acima citadas  já criou obras bem bacanas como os filmes Tenacious D in the Pick of Destiny de 2006, Escola do Rock de 2003, e o divertido mas pouco conhecido Rebobine, Por Favor. Seu humor é completamente histriônico e com o tempo isso pode ser um problema, já que pode cansar quem assiste. Meu amigo (a) se você, assim como eu, já se deu conta do que temos hoje em dia, e estão te chamando de saudosista, pode ter certeza que estão fazendo um grande elogio.

4 comentários:

A comédia realmente está acabando,não sei o que é um filme americano engraçado desde dos anos 80,depois disso,só filmes chatos!
No Brasil,desde do fim dos Trapalhões,muita gente metida a engraçadinho!
Na tv brasileira,só humor sem graça e idiota!Programas Pânico e CQC são totalmente sem graça!Não é a toa que até hoje filmes como Chaplin e Trapalhões ainda fazem sucessos.Até o humor dos palhaços de circo também estão sumido!

Outra coisa,o que é a falta de humor americano!vem ai o novo filme com novos três patetas!! cade a renovação do humor?fazer cópia?piada repetida não tem graça!

são saudades boas que com o paassar dos tempos mudaram. A chegda da era digital foi transformando dia-adia, as camaras,as montagens.O que restou foram os desenhos animados.

Dia desses Whashington Olivetto , improvavelmente em minha modesta opinião " esculhaxou " toda essa geração Stand-Up grosseira que , às vezes , realiza algo digo de menção ...

disse algo do tipo : temos o politicamente correto,o politicamente incorreto que é divertido , mal educado e no meio disso tem o politicamente saudavel que falta hoje ....e o melhor é que o " rafinha " não entendeu a crítica polida , compreensiva e sincera do cara sobre " esse " tipo de humor que não é humor ! o dele !

Quem sabe o humor de fato , volta . A vida é cíclica !!! Quem sabe ?

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site